terça-feira, 31 de março de 2015

Centro de Saúde da Regional Norte promove dia de saúde

A comerciante Marlene Aparecida Soares durante teste de glicemia.

O Centro de Saúde São Tomás (rua Santa Rosa, 54, São Tomás), região Norte de Belo Horizonte, promoveu no sábado, dia 28, mais uma edição do Saúde na Praça, O evento aconteceu no estacionamento do Street Shopping, Avenida Doutor Cristiano Guimarães, 1691, bairro Planalto. 

Os participantes foram orientados sobre os cuidados necessários para se combater os focos dos mosquitos da Dengue e da Chikungunya, fizeram aferição da pressão e teste glicemia, receberam dicas de alimentação saudável, avaliação de saúde bucal, avaliação de manchas na pele com orientações sobre hanseníase, puderam praticar Lian gong ao ar livre e receberam dicas sobre o uso consciente da água. Houve ainda, distribuição de folders sobre a Tuberculose e atividades de lazer para as crianças. Os presentes também assistiram apresentações de música e teatro.

Silvana Benjamin Guimarães, gerente do Centro de Saúde São Tomaz, destacou a importância da realização do evento. “Aproveitamos a oportunidade para promover várias atividades que são oferecidas no dia a dia no centro de saúde. É muito importante trazer esses eventos para rua porque sensibiliza as pessoas para os cuidados com a saúde. Queremos também, alertar a população da necessidade de combater os mosquitos da Dengue e da Chikungunya, que hoje são ameaças em nosso município”, disse. A gerente explicou ainda, o estande sobre uso consciente da água. “O estande foi montado pra falar dos cuidados que devemos ter com a água e sobre economia de água, porque para se ter saúde, precisamos de água e, se não tivermo água potável não teremos uma população saudável”, ressaltou.

De acordo com o secretário adjunto da Regional Norte, Luiz Otavio Alves de Carvalho, o objetivo da atividade foi alcançar todos os públicos; uma maneira de aproximar a população aos cuidados que todos devem ter com a saúde. “Essa ação, promovida pelo Centro de Saúde São Tomaz, é de extrema importância. O Saúde na Praça, além de proporcionar a população um local para ações de promoções de saúde, também leva recreação e diversão para as crianças, para que elas também se sintam a vontade e façam parte desse projeto”, afirmou. 

A comerciante Marlene Aparecida Soares, moradora do bairro Planalto, disse que gostou muito do evento e fez questão de fazer aferições de pressão e glicose, mas, alertou que a maioria das pessoas não tem o hábito de cuidar da saúde. “Esse tipo de evento é importantíssimo, devia ter mais vezes. As pessoas não têm o costume de olhar a pressão, a glicose, mas deveriam, se não for aqui que seja em outros lugares, devem procurar um médico. Eu estou sempre fazendo, de seis em seis meses”, afirmou. 


A aposentada Ana Marilia das Neves contou que soube do evento por meio do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e por isso, decidiu participar e levar a sua neta Maria Eduarda. Segundo ela, o Saúde na Praça é uma forma de orientar a população. “Achei excelente. Abre a mente das pessoas pra ver que a gente também tem direito de participar de tudo”, alegou. A moradora do bairro Planalto afirmou ainda que participou de todas das atividades oferecidas durante o evento.
Durante o evento, o Mobiliza SUS apresentou ao público a esquete teatral Donato e Donana, com os atores Militani de Souza e Prisca Rodrigues. A dupla representou a história de um casal muito louco que, ao discutir a relação, falam sobre os descuidos que ambos têm em não contribuir com o combate dos mosquitos transmissores da Dengue e da Chikungunya. O objetivo da peça foi chamar a atenção das pessoas e fazer uma reflexão sobre pequenas atitudes do dia a dia que podem ajudar no combate dos focos do mosquito Aedes aegypti. 

O evento também foi animado pelo show da Banda Alto Regimento, que trouxe no reportório sucessos do pop-rock nacional e músicas autorais. Segundo o vocalista do grupo, que além de músico é Agente de Combate a Endemias (ACE) do Centro de Saúde São Tomaz, Magson Miguel de Oliveira, o espaço é de informação e descontração. “O Saúde na Praça serve para orientar as pessoas sobre os cuidados com a saúde e a importância da conscientização. Além disso, as pessoas podem se divertir e foi isso que fizemos com o nosso som”, explicou.

Para hidratar e driblar o calor, a COPASA distribuiu água mineral e a Fundação Zoo-Botânica de Belo horizonte ofereceu mudas de Ruéllia para quem compareceu ao evento. 
  

Moradores do bairro Planalto participam de ação de promoção de saúde. 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: