quinta-feira, 26 de março de 2015

Fórum da Terceira Idade discute os direitos da Pessoa Idosa na Regional Norte



Para promover uma discussão sobre os direitos da pessoa idosa, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou na terça-feira, dia 25, o Fórum da Terceira Idade. O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e reuniu cerca de 80 idosos. 

O evento contou com a presença do Gerente de Assistência Social, Kleiton Ferreira, e do gerente de Licenciamento Urbanístico da Regional Norte, José Renato Barbosa Lopes, que fez uma apresentação de voz e violão. Ele cantou clássicos da música sertaneja de raiz, do samba e do cantor Roberto Carlos. O momento maior da apresentação ocorreu quando o gerente fez, a capela, a canção “boate azul”, fazendo todos os presentes cantarem junto. Enquanto acontecia o momento cultural, os idosos saboreavam um delicioso café da manhã. 

Durante o Fórum, a organização exibiu o documentário “Novos Idosos; Velhos Desafios”, que fala sobre os desafios que a velhice trás para o país, como encarar a violência contra os idosos; saber agir com a situação, sobre o estatuto do idoso e da politica nacional do idoso. Para Maria José de Souza, de 67 anos, que veio pela primeira vez ao evento, o documentário foi essencial para esclarecer algumas dúvidas e orientar sobre o que pode ocorrer com os idosos no dia a dia. “Foi interessante, por que às vezes a gente acha que não vai acontecer conosco, mas, pude observar que temos que ter atenção, pois todos nós estamos sujeito a esses casos”, disse. 

O gerente de Assistência Social da Regional Norte, Kleiton Ferreira, destacou a importância que o fórum tem para a comunidade e, comentou também, a necessidade de levar aos idosos o conhecimento sobre os seus direitos. Por esse motivo, o documentário foi escolhido por trazer conteúdos que servem para orientá-los. “O Fórum dos idosos é o espaço de convivência para que eles tenham acesso aos assuntos pertinentes a eles, além de ser um local de confraternização. O assunto de hoje foi ilustrado pelo documentário, que retrata os casos de maus tratos e negligências contra os idosos e as medidas que eles devem tomar. É muito comum os familiares apropriarem de seus bens, inclusive das aposentarias. Casos de agressões e abandonos são cada dia mais frequentes e noticiados em todo o país, a intenção é alertá-los”, afirmou. O gerente ainda alertou que em caso de negligência, abandono ou violência contra o idoso, as denúncias podem ser realizadas por meio do disque 100. 

De acordo com Benvinda Coutinho dos Santos, 79 anos, o encontro mensal é um espaço para o idoso ficar informado sobre os assuntos de seu interesse e, além disso, divertir e fazer novas amizades. “Venho sempre que possível, pois aqui ficamos por dentro das coisas. Gosto muito de cantar e tocar; comecei aos 13 anos de idade e já gravei até um LP, em 1985. De vez em quando, eu canto aqui para o pessoal, uma maneira de recordar os velhos tempos. É muito divertido, sem contar que é uma maneira de encontrar novos amigos”, disse. 

A aposentada veio acompanhada de sua filha Terezinha Coutinho dos Santos, 59, e da neta Monique Daniela Coutinho, 27. Elas fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de vínculos para Idosos, “Alegria de todos” do bairro 1°de Maio. 


O Fórum 

O Fórum da terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. O evento é realizado toda última semana do mês, de fevereiro a dezembro, onde são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública. O próximo encontro acontecerá no dia 29 de abril, de 08:00h as 12:00h, durante a Pré-Conferência Regional da Terceira Idade.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: