quarta-feira, 25 de março de 2015

Plano Global Específico é entregue aos moradores do Conjunto Mariquinhas



Aconteceu na ultima quarta-feira, dia 18, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Mariquinhas (Mariquinhas, UMEI, R. Acalifa, Nº 209, Juliana), a reunião de entrega do Plano Global Específico do Conjunto Mariquinhas (PGE). Participaram do evento o representante da Regional Norte o chefe de gabinete Carlos Henrique da Silva, a diretora de planejamento da Urbel, Maria Cristina Fonseca Magalhães, o gerente de orçamento participativo, Nivaldo Tadeu Sá, a gerente de acompanhamento regional do Orçamento Participativo, Mércia Adriana Cruz e o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Mariquinhas, Paulo Sérgio Versiani. 

Na ocasião a arquiteta Kelle Moreira de Oliveira, apresentou o PGE para cerca de 50 moradores da região. Plano Global Específico é um instrumento de planejamento que norteia as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e de desenvolvimento social nas vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares. Ele consiste em um estudo aprofundado da realidade destas áreas, considerando os aspectos urbanístico, sócio-econômico e a situação jurídica do terreno. O objetivo principal do plano é apontar os caminhos para a melhoria da qualidade de vida nestes locais e integrá-los ao conjunto da cidade. 

A arquiteta explicou que durante a elaboração do diagnóstico foi garantida a participação efetiva dos moradores da região, uma vez que a melhoria da qualidade de vida e a integração do Conjunto à cidade dependem diretamente dos interesses da comunidade. 

Uma das vantagens do Plano Global é possibilitar maior eficiência e organização na aplicação dos investimentos para evitar desperdícios. Outra delas é a captação de recursos junto aos organismos financeiros.

De acordo com dados da Supervisão de Planos Globais/URBEL já foram concluídos 68 Planos beneficiando 97 comunidades, onde vivem em torno de 319 mil pessoas.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: