sexta-feira, 20 de março de 2015

Regional Norte realiza Primeiro Seminário sobre Intersetorialidade


Os gestores de educação, saúde e assistência social da Regional Norte, participaram na quinta-feira, dia 19, do Primeiro Seminário de Avaliação da Prática Intersetorial, com o tema desafios da prática Intersetorial. O objetivo da atividade foi promover uma discussão sobre a intersetorialidade no âmbito público visando a garantia dos direitos fundamentais (educação, assistência social, saúde, habitação, trabalho, cultura e lazer) dos cidadãos e suas famílias, num contexto em que a violação dos direitos é marcante. 

O evento realizado no auditório da Regional Norte, contou com a participação de cerca de 100 gestores incluindo o secretário Regional Elson Alípio Junior, a gerente de coordenação central do BH Cidadania da Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), Mirian Oliveira, o gerente de políticas sociais, Ademilton Araújo, gerente de educação, Jerry Adriani da Silva e representando o gerente do Distrito Sanitário Norte, Viviane Carneiro. 

Para a abertura do evento, o Grupo Persona Grata, composto pelos usuários do Centro de Convivência do Espaço BH Cidadania/CRAS Providência e alunos das oficinas de música e teatro, realizou uma performance cênica e musical inspirada na memória afetiva de seus participantes; na peça os personagens que, com graça e sinceridade desfilam, cantam, recitam sua poesia e abrem-se para o mundo. 

Na ocasião o secretário regional agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe organizadora do evento, por propor uma discussão sobre a intersetorialidade no âmbito público. Em sua fala o regional destacou a importância do trabalho intersetorial que potencializa e traz eficiência para a gestão. “Nós conseguimos exercer um trabalho efetivo na cultura, na educação, na saúde, na assistência social, na medida em que fizermos pontes entre as políticas e conseguimos trabalhar de maneira conjunta”, pontuou. 

“A regional só faz sentido quando trabalhamos juntos. Aqui é o palco de intervenção onde o cidadão é o protagonista de um território que não é apenas cartografia, mas, um território vivido no dia a dia, repleto de relações e interações sociais. É nesse ambiente que nós atuamos e somamos força, fazendo com que consigamos atender o cidadão, promover a emancipação do cidadão no caso social da assistência social, prover saúde, bem estar, educação e cultura, essa é a nossa razão de seguir”, pontuou Elson. 

Convidada para discutir o tema a professora, doutora e pesquisadora Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, Carla Bronzo, ministrou a palestra: ‘Estratégias para o Enfrentamento dos Desafios da Prática Intersetorial’. A pesquisadora falou sobre a importância da intersetorialidade como meio para a integralidade na concepção e na provisão dos bens e serviços públicos e os desafios que se apresentam nessa forma de gestão. 

Para Carla, alguns instrumentos favorecem a pratica intersetorial. “Existem alguns instrumentos que podem favorecer isso como o processo de planejamento coletivo, o processo de orçamento compartilhado, a existência de espaços de negociação de pactuação, entre outros, são alguns instrumentos que favorecem essa colaboração entre os setores”, destacou. 

De acordo com ela a intersetorialidade implica na mudança do paradigma “cada um o seu” para “entre todos o faremos”. “Os desafios da intersetorialidade são muitos e das diversas naturezas. A intersetorialidade é algo absolutamente necessário para se dar conta dos problemas complexos que afetam a gestão pública, mas, os desafios que a gente tem é exatamente o romper com a lógica setorial, com a lógica compartimentaria e com a especialização que orienta a organização dos serviços governamentais e buscar prover os serviços de forma mais inteligente, mais eficaz e mais efetiva”, concluiu.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: