sexta-feira, 24 de abril de 2015

Telecentro digital forma mais uma turma no CRAS Vila Biquinhas



Mais uma turma de informática básica do Telecentro do Espaço BH Cidadania/ CRAS Vila Biquinhas ( rua Coronel Joaquim Tibúcio n.º 950 –Bairro Vila Biquinhas) é formada no inicio do mês de abril. Os Telecentros são espaços públicos e gratuitos de inclusão digital, que tem por objetivo permitir o acesso a computadores conectados à internet e oferecer cursos de informática básica promovendo o desenvolvimento social e econômico da população, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital. Seus usuários contam com assistência de monitores qualificados, que atuam como gestores locais. 

O curso de informática oferecido no Telecentro do CRAS tem o objetivo de ensinar desde as funções básicas do computador como ligar, desligar o computador corretamente, noções de hardware e manutenção de computadores até os pacotes de ferramentas, Writer, Calc, Internet, Impress. Todo o pacote de ferramentas de escritório também é ensinado visando o mercado de trabalho e a utilização destes no dia a dia do aluno. Os cursos oferecidos são administrados pela empresa parceira da PBH, Entec. 

Para Rodrigo Ferrarezi, Monitor do Telecentro Vila Biquinhas, o maior dos desafios é fazer com que as pessoas percam o medo de explorar o computador e suas funções. “O grande desafio é quebrar o medo inicial que os alunos possuem de utilizar o computador. Com uma didática mais explicativa mostrando ao aluno o funcionamento de cada peça do computador e qual é sua função, depois disso, os alunos começam a se interessarem mais e perdem o medo inicial”, destacou. 

Rodrigo falou com satisfação sobre importância deste trabalho na inclusão digital dos usuários do espaço. “O que mais gosto desse trabalho e ver que as pessoas chegam aqui sem conhecimento algum sobre informática e saem dominando os conhecimentos básicos para que prossigam no mundo digital. Fico muito feliz em saber que estou cooperando para a inclusão digital de cada um de meus alunos”, disse. 

O aluno do Telecentro Kosmo Anastacio, também falou sobre a importância do trabalho. “O curso foi ótimo, especialmente para mim, que jamais havia ligado um computador. O monitor Rodrigo com sua calma e paciência para ensinar individualmente e ao grupo com a mesma presteza. Quanto ao Telecentro, a minha impressão também e das melhores, não perde para nenhum outro curso, é nota 10”, pontuou. Maria Marlene Souza Pinheiro, outra aluna do Telecentro ainda completou. “O Curso foi muito proveitoso, rápido com didática simples e eficiente. Professor sempre disponível para mostrar soluções para as nossas dúvidas com calma e tranquilidade. Quanto ao Telecentro, é um espaço vivo e alegre, só precisa ser mais divulgado para que a comunidade possa aproveitar ainda mais do que o espaço pode oferecer”, alertou. 


Telecentros e Postos de Internet Municipal (PIM´s) 

Os Telecentros possuem de 10 a 20 microcomputadores conectados à internet banda larga e oferecem cursos profissionalizantes de informática básica, oficinas especiais e acesso à internet. Os Telecentros funcionam por meio de parcerias: a Prefeitura é responsável pelos equipamentos, estrutura e manutenção, e a comunidade por oferecer o espaço e pessoal para realizar o trabalho. 

Os PIM´s possuem de três a quatro microcomputadores disponíveis para acesso gratuito à internet. São implantados nos órgãos públicos da Prefeitura, como bibliotecas, Núcleos de Apoio à Família (NAF´s), núcleos do programa BH Cidadania, no Centro de Cultura de Belo Horizonte e também em ONG´s, entre outros. As atividades realizadas nos centros de inclusão são: enviar e receber e-mails; pagar contas e impostos, pesquisas, segunda via de documentos, cursos à distância, cursos de informática, votação do OP Digital e consultas públicas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: