segunda-feira, 4 de maio de 2015

Fórum da Terceira Idade discute Sexualidade na Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou na quarta-feira, dia 29, o Fórum da Terceira Idade. O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e contou a presença de cerca de cem participantes.


Neste mês, o fórum trouxe o tema “Sexualidade na Terceira Idade”, com o objetivo de orientar os idosos sobre a necessidade da prevenção e os cuidados que todos devem ter. Na ocasião a psicóloga Sueli Aparecida Ribeiro, responsável por ministrar a palestra, iniciou sua fala lendo o texto Velhice, Sexualidade, Prazer e AIDS, de autoria da advogada gaúcha Beatriz Pacheco, que conta a própria história ao descobrir ser portadora do vírus HIV, no ano de 1997. A intenção da autora é levar às pessoas o alerta da precisão do sexo seguro. 

De acordo com a psicóloga, o texto faz um alerta a todos para que possam compreender que, independente da idade, estão sujeitos a contrair algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST), caso não haja prevenção. “As pessoas sabem dos cuidados, mas não tomam propriedade disso. Precisamos quebrar o tabu e falar sobre sexo em todos os âmbitos, por que somos seres sexuados e, a sexualidade, está inserida em nossas vidas desde a infância. Entretanto, há uma “cultura normalizadora” onde grande parte da sociedade não respeita o direito dos idosos de também fazerem sexo, mas eles fazem, portanto, o correto é orientá-los sobre a importância de se prevenirem”, alertou.      

O gerente de Assistência Social da Regional Norte, Kleiton Ferreira, destacou a importância de se abordar o assunto. “Os idosos estão cada vez mais ativos, participando de diversas atividades, saem para divertir e acabam se envolvendo, namorando e, claro, fazendo sexo. Mas muitos se descuidam e adquirem doenças, pois infelizmente, acreditam que somente as pessoas mais jovens correm o risco de serem infectados”, explicou. 

Para a aposentada Maria Sagrada de Jesus, 72, moradora do bairro Jaqueline, todas as reuniões são importantes, mas que esse encontro foi especial, pois segundo ela, falar sobre sexualidade é preciso, uma vez que os idosos ficam informados e, além disso, transmitem a mensagem para os demais familiares. “Amo participar do Fórum da Terceira Idade, primeiro pela união e fazemos novas amizades, e também por que ficamos sabendo de tudo, pois todos os temas são interessantes. Hoje aprendi muito, esclareci algumas dúvidas; vou aproveitar e repassar para os meus três filhos e sete netos, pois sempre gosto de falar com eles sobre tudo”, disse. 

Durante o Fórum, foi apresentada a peça teatral: "Dona Erminia em: E agora?", que conta a história de um casal de idosos que se conheceram no forró e resolveram fazer sexo casual. A finalidade da narrativa foi alertar os idosos sobre os perigos que envolvem tal prática e, com uma pitada de humor, divertiu os presentes com a apresentação. 

Segundo Maria das Dores Perdigão Camões, 81, moradora do bairro Tupi B, integrante do Conselho Distrital de Saúde, ela adorou a peça e, além disso, ressaltou a importância que o fórum tem para o público da terceira idade. “Os idosos deveriam ser mais participativos. principalmente os homens, eu faço questão de estar presente em tudo, mas muitos idosos não participam, mesmo sendo convidados frequentemente. Eles precisam compreender que esse espaço é nosso por direito”, afirmou. 

Ao final do evento, a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde da Regional Norte (GERASA-N), Luciana Bonifácio de Oliveira, explicou sobre a campanha de vacinação contra a gripe. Além disso, os participantes também ganharam um kit contendo preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante e cartilha com orientações sobre DST’s. 

O Fórum 

O Fórum da terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. O evento é realizado toda última semana do mês, de fevereiro a dezembro, onde são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: