terça-feira, 16 de junho de 2015

Gestores do GGPIR se reúnem na Regional Norte




Aconteceu na última quinta-feira, dia 11, na Secretaria Regional Norte, (Rua Pastor Murillo Cassete, 85, São Bernardo) a reunião mensal dos gestores do Grupo de Promoção da Igualdade Racial Norte (GGPIR). O objetivo do encontro foi discutir os assuntos pertinentes à Promoção da Igualdade Racial da região. 

Estiveram presentes na reunião a Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Teles, o Gerente do Centro Cultural do Bairro São Bernardo/ Fundação Municipal de Cultura (CCSB/FMC) Leandro Dias, Claudia Costa, a Gerente Regional de Atendimento Social Norte (GERASOC), Almir Damaceno, Coordenador do Espaço BH Cidadania/CRAS Zilah Sposito e a diretora da Escola Municipal Florestan Fernandes (EMFF), Raquel Hermont. 

Durante o encontro foram discutidos vários assuntos dentre eles o tema proposto para o seminário do GGPIR que será realizado no mês de novembro. “Queremos que o tema seja: “Intolerância Religiosa”, pois estamos observando o quanto essa questão aflorou na sociedade como um todo. Principalmente, por que os negros são os que mais sofrem por não poderem praticar abertamente as suas experiências religiosas. O que acontece é um preconceito muito grande para com as manifestações de fé que ocorrem na cultura afrodescendente”, disse Leandro Dias. 

Para Raquel Hermont as reuniões do GGPIR são fundamentais, pois norteiam as politicas do território no campo da igualdade racial. “As reuniões são muito positivas neste grupo, pois é onde reunimos representantes dos setores da educação, da saúde e da assistência social, a fim de definirmos as ações do território. Em novembro é o mês que nós intensificamos a questão racial com a semana da Consciência Negra. Então, sentarmos pra debatermos assuntos de combate ao preconceito racial é fundamental”, afirmou. 

A diretora pontuou, ainda, que a escola Florestan Fernandes é destaque no enfrentamento ao preconceito racial, com a realização de um trabalho desenvolvido desde o ano de 2008. “Nós possuímos o selo “Educar pra Igualdade Racial”, recebido no ano de 2010 pelas experiências exitosas que desenvolvemos na implementação da lei 10.639, que fala das questões raciais. Orgulhamos em ser referência nacional contra o preconceito racial, com ações que envolvem além dos estudantes, toda a comunidade”, afirmou. 

De acordo com a Coordenadora do GGPIR Norte, além de definir as atividades do mês, a reunião teve o intuito de discutir a formação de um seminário sobre intolerância religiosa, e evidenciar o trabalho proposto dentro da Conferência Municipal de Cultura.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: