sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte realiza roda de conversa


Aconteceu na última quinta-feira, dia 30, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), uma roda de conversa do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente (FOCA). A atividade foi promovida pela gerência de Políticas Sociais, por meio da Comissão Operativa Local Norte (COL) Norte. 

Na ocasião, os participantes fizeram um debate, com intuito de promover a troca de experiências, apresentar ideias e esclarecer dúvidas acerca do processo de escolha dos conselheiros tutelares e sua importância na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Participaram do evento cerca de 50 pessoas, dentre gestores da Regional Norte, educadores, psicólogos, profissionais da saúde e da assistência social. 

O evento, que acontece sempre na última quinta-feira, de cada mês, contou desta vez com a presença da Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA/BH), Regina Helena Cunha Reis. Na oportunidade, ela esclareceu dúvidas dos participantes e ressaltou a importância do fórum. “O FOCA tem sido um trabalho importante de articulação das diversas políticas, de debate de vários temas e de alinhamento de toda a rede, sendo de extrema importância a sua realização”, disse. 

Regina destacou, ainda, o tema abordado neste mês. De acordo com a Vice-Presidente, são mais de 145 candidatos que pleiteiam ocupar o cargo na capital e, por isso, falar sobre o trabalho que competem a eles é fundamental. “Estamos em processo de eleição dos conselheiros tutelares, então, debater e entender o papel deles e as dificuldades de articulação que enfrentamos no dia a dia se torna necessário. É uma maneira de conseguirmos fortalecer toda a rede”, explicou. 

Durante o FOCA, a Conselheira Tutelar da Regional Norte, Fernanda Amaral, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com as famílias da região e explicou a atuação que cabe aos profissionais envolvidos. “Temos que analisar cada situação de maneira específica, pois, são vários os assuntos que pode envolver a nossa intervenção, mas quando se trata de família, toda atenção é preciso”, afirmou. 

O Gerente de Assistência Social da Regional Norte, e membro da COL Norte, Kleiton Ferreira, explicou o motivo da escolha do tema do FOCA deste encontro. “Neste mês abordamos a temática referente ao processo de eleição dos conselheiros tutelares que está em andamento. O intuito da reunião foi esclarecer as dúvidas dos presentes no que tange a organização e eleição dos conselheiros tutelares. Definimos, ainda, que em setembro estaremos realizando um debate com os candidatos a conselheiros tutelares da Regional Norte", pontuou.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: