sexta-feira, 17 de julho de 2015

Regional Norte realiza 2º Fórum LGBT


Com o intuito de promover um espaço de discussão sobre a diversidade sexual, identidade de gênero, homo, lesbo, transfobia e políticas públicas, e dar continuidade ao “Programa BH Sem Homofobia”, lançado em janeiro deste ano, foi realizado nesta quinta-feira, dia 16, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Murillo Cassete, 85, São Bernardo), o 2° Fórum de Direitos Humanos e Cidadania do Público LGBT Norte. 

O evento é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Belo Horizonte (CRLGBT-BH), em parceria com a Gerência de Políticas Sociais da Regional Norte. 

Participaram do evento cerca de 100 pessoas, dentre lideres de movimentos, convidados, moradores da região e gestores. Também estiveram presentes no Fórum o Gerente de Politicas Sociais Ademilton Araújo, o Gerente de Saúde Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira, o Gerente de Educação Norte, Jerry Adriani da Silva, o Gerente de Articulação da Política Pública LGBT da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, Roberto Chateaubriand Domingues e o Analista de Politicas Públicas e Psicólogo do Centro de Referência em Direitos Humanos e Cidadania de LGBT de Belo Horizonte, Leonardo Tolentino. A atividade também contou com uma apresentação musical oferecida pelo Coordenador do Centro cultural São Bernardo, Leo Dias. 

Na ocasião, o Psicólogo iniciou a palestra destacando a importância da discussão da temática LGBT na sociedade de hoje. O analista de politicas publica também falou sobre o “Programa BH Sem Homofobia”, que vem fortalecer a execução de ações que envolvam as diversas políticas públicas do município de enfrentamento às vulnerabilidades decorrentes da discriminação à população LGBT e abordou assuntos pertinentes à orientação sexual e identidade de gênero, que gerou uma discussão positiva entre os presentes. 

O Gerente do Centro de Referência LGBT, Roberto Chateubriand também destacou a transversalidade da temática LGBT. “Temos que debater juntamente com o governo e à comunidade. Percebemos que a orientação sexual e identidade de gênero constituem temas transversais, que devem ser contemplados nos diversos programas criados pelo poder público. E por isso, precisamos falar às políticas que devem ser voltadas para os adolescentes, adultos, idosos, isto é, para a família em geral, não como tema dissociado das demais discussões da cidade”, afirmou. 

Chateubriand falou, também, sobre a importância do Programa “BH Sem Homofobia”. “É importantíssimo mantê-lo e, mais do que isso, tornou-se imprescindível dar visibilidade ao “BH Sem Homofobia”, instituído pelo Prefeito Márcio Lacerda, pois o programa traz ações de enfrentamento ao preconceito e à discriminação, fundadas na orientação sexual e identidade de gênero dos cidadãos da capital”, concluiu. 

Centro de referência 

O Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Belo Horizonte (CRLGBT-BH), vinculado à Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, tem como objetivo contribuir para a defesa e a promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBT, por meio de ações que têm como foco o enfrentamento à violência e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no município de Belo Horizonte. 

Entre os eixos de atuação, o CRLGBT-BH visa propiciar espaços de discussão de diversas temáticas relacionadas ao segmento LGBT, auxiliar no acesso às informações sobre direitos humanos, reconhecendo suas especificidades, sem descaracterizá-los enquanto cidadãos.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: