quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Fórum da Terceira Idade recebe Associação Crepúsculo para celebrar o Dia do idoso na Regional Norte


Em comemoração ao Dia nacional do Idoso, a Regional Norte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social, preparou uma programação especial para os participantes do Fórum da Terceira idade deste mês. A atividade que aconteceu nesta ultima quarta-feira, dia 30, foi realizado no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e contou a presença de cerca de 120 participantes. 

A atração cultural do encontro foi resultado de uma parceria entre o Espaço BH Cidadania/ CRAS Novo Aarão Reis, da Gerência Regional de Assistência Social Norte e a Associação Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano. A apresentação teatral intitulada: “Os quatro distintos”, foi encenada pelos integrantes da Associação. A peça teve o intuito de mostrar aos idosos que é preciso reconhecer suas limitações e trabalhar para superá-las, sem jamais desistir dos seus objetivos diante das barreiras do cotidiano. Os atores divertiram os presentes e, ao final da apresentação, convidaram o público a cantar e dançar uma música de autoria deles. 

Segundo a coordenadora da Associação Crepúsculo, Amaranta Marcílio, o espetáculo foi oferecido justamente pra potencializar os desejos das pessoas. “Os quatro distintos fala sobre os sonhos, as inspirações e que, apesar das limitações, independentes quais sejam, é possível chegar aonde almejamos. A música que apresentamos tem o título ‘Todo mundo têm limitações’, que induz essa mensagem, e foi isso que levamos aos idosos hoje”, disse. 

Já a palestra ‘Saúde Física e Saúde Mental; qualidade de vida na velhice’ ficou por conta da psicóloga do Centro de Referência Especializada de Assistência Social da Regional Norte (CREAS-N), Patrícia de Cássia Carvalho. A psicóloga falou sobre o processo de desenvolvimento humano que perpassa por diversos obstáculos que surgem nas diferentes fases da vida humana. “Na infância, necessitamos de cuidados dos pais ou responsáveis, afinal, não possuímos a capacidade, até então, de nos mantermos. Na adolescência, começamos a nos descobrir e o nosso papel na sociedade. Quando adultos, é o momento de escolhas sobre o destino a seguir, ou seja, traçarmos o nosso futuro. E por fim, na terceira idade, onde é consolidado tudo que foi feito anteriormente, mas o fato é que cada fase merece ser vivida da melhor maneira possível”, explicou. 

Conforme Patrícia, somente ao alcançamos a terceira idade, iremos adquirir a experiência necessária para compreendermos as adversidades que existirão durante os ciclos que vivemos e, independente da idade, estamos sujeitos a enfrentarmos limitações. Para a aposentada Maria das Dores Perdigão, moradora do bairro Tupi B, o tema abordado foi muito relevante. “Não somos inúteis, temos que ser proativos e fazer as coisas da nossa maneira. Precisamos aproveitar a vida e o que ela nos oferece, por isso faço questão de participar de todos os encontros, pois este evento é nosso”, afirmou. 

O gerente de Assistência Social da Regional Norte, Kleiton Ferreira, destacou a importância de abordar o assunto e o envolvimento dos grupos de idosos do território. “O objetivo do fórum é esse, afirmar para os idosos que eles podem fazer atividades para melhorar a qualidade de vida deles. Na Regional Norte os vários grupos existentes na região estão sempre participando das reuniões. Isso é importantíssimo, pois os idosos ficam sabendo de todos os temas que envolvem as politicas voltadas para a terceira idade”, pontuou. 

O aposentado Antônio Batista Costa, morador do Bairro Campo Alegre e integrante do grupo LBV (Legião da Boa Vontade), que participou pela primeira vez do fórum da terceira idade, afirmou que gostou do tema e que pretende voltar nos próximos fóruns. “Toda reunião comunitária é agradável e fiquei muito feliz em participar desse evento. A partir de agora virei em todos os encontros, pois mesmo sendo deficiente visual, me senti confortável e muito bem assistido”, conclui. 

Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano 

Com 19 anos de experiência, a associação propõe metodologias para pessoas com limitações aparentes ou não aparentes. Além da dança, teatro e música, existem outras atividades no local. O endereço do Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano é na Rua Sertões, nº 147, no bairro Prado. Para mais informações, acesse o site: comunicacao@crespusculo.org.br ou pelo telefone (31) 32250040.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: