segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Moradores da região Norte escolhem os Conselheiros Tutelares para o mandato 2016/2019

E.M Sebastiana Novais recebeu grande movimento. 
Cerca de 100 profissionais da Regional Norte, trabalharam neste domingo, dia 4, nas Eleições para Conselheiro Tutelar. Mais de 3 mil pessoas votaram e elegeram os cinco membros, que vão acompanhar as crianças e os adolescentes da região norte e deliberarem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. 

Os candidatos passaram por quatro fases eliminatórias, que incluía análise de currículo, prova teórica, análise de uma banca examinadora (dividida em teste prático de informática, redação e psicológico), além de um curso preparatório. Durante o período eleitoral 15 candidatos disputaram as cinco vagas na regional.

As atribuições dos conselheiros são atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono, aplicar medidas de proteção, encaminhar famílias com crianças e adolescentes em situação de risco para programas e serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social executados por organizações governamentais e não governamentais, e requisitar atendimento médico e ou psicológico na rede pública. 

Kely e Carol durante a eleição para Conselheiro Tutelar.
Mais de mil eleitores votaram na E.M. Sebastiana Novais.
A moradora do bairro Providência, Kellen Cristina Pereira Costa, que compareceu Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, fez questão de levar a filha Carolina, de 10 anos, para escolher seu conselheiro tutelar. “Eu acho muito importante votar para conselheiro tutelar e acredito que as famílias precisam se conscientizar sobre a importância desse profissional. O conselheiro tutelar é quem vai trabalhar pelo o bem dos filhos, são pessoas com quem nós podemos contar e que irão defender os direitos das nossas crianças, então cabe aos pais ensinar seus filhos isso sobre isso”, disse. 

Para Kellen sua filha teve hoje uma verdadeira aula de cidadania. “Eu trouxe minha filha Carol para mostrar para ela o que é cidadania, mostrar que somos nós cidadãos que escolhemos quem queremos eleger para o conselho tutelar e, principalmente que as crianças e os adolescentes tem direitos e deveres e são os conselheiros que elegemos que irão batalhar para garantir esses direitos”, ressaltou. 

De acordo com a Coordenadora da Eleição do Conselho tutelar Norte, a gerente regional de proteção social básica (GERSOC), Claudia Márcia Costa, o processo eleitoral foi tranquilo, apesar de alguns imprevistos pontuais, que de imediato foram solucionados. “Nós tivemos uma grande participação todos os setores da Regional Norte, assim como da Prodabel, SMED e técnicos do CMDCA, todos trabalhando ativamente no processo e nos dando o suporte necessário, o que contribuiu para a lisura da eleição dos conselheiros tutelares ”, afirmou. 

E.M Tristão da Cunha. 
E.M Acadêmico Vivaldi. 

Claudia também explicou que durante o período de preparação do 8º processo de escolha dos conselheiros tutelares, 95 servidores foram treinados e capacitados para atender e atuar com clareza e competência, os eleitores da regional Norte, o que influenciou positivamente no dia da eleição. “Nós da Comissão Eleitoral Regional e Central agradecemos o empenho de cada servidor que contribuiu para esse importante passo em busca da garantia dos direitos e efetivação de políticas publicas. O aumento da participação das pessoas neste ano refletiu o desejo da sociedade de um país melhor e um futuro melhor, onde os direitos das nossas crianças sejam efetivamente garantidos”, concluiu. 

O secretário adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, que também acompanhou todo o processo de votação, ressaltou a importância do envolvimento dos servidores da regional Norte. “Tudo o que é bem planejado dá certo, e hoje vemos o resultado disso. Tanto eu como o Secretário Elson Junior, apoiamos a equipe e acompanhamos o trabalho de perto, por isso parabenizo a todos os envolvidos tanto da Comissão Eleitoral Regional como da Comissão Central”, disse. 

A Regional Norte contou com quatro postos de votação. As Escolas Municipais Acadêmico Vivaldi, Sebastiana Novais, Tristão da Cunha e Cônsul Antônio Cadar, com uma seção cada. Foram totalizados 3427 votos válidos e outros 7 em branco. 


Equipe de coordenação e apoio em plantão na Regional Norte.
O Conselho Tutelar 

O Conselho Tutelar é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, tendo a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Sua atuação deve se pautar de forma a garantir que a transgressão do direito não aconteça ou que o direito seja restaurado, caso a violação já tenha acontecido.
As ações do Conselho Tutelar devem ter uma preocupação preventiva, aplicando medidas e efetuando encaminhamentos diante da ameaça de violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente. Além disso, suas iniciativas são trabalhadas de forma intersetorial e em conjunto à rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. 

As atribuições dos conselheiros: 

• Atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono;

• Aplicar medidas de proteção;

•Encaminhar famílias com crianças e adolescentes em situação de risco para programas e serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social executados por organizações governamentais e não governamentais; 

• Requisitar atendimento médico e ou psicológico na rede pública.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: