quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Profissionais de educação da Regional Norte são capacitados para o combate a dengue


Com o intuito de capacitar os profissionais de educação para o combate à dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Zoonoses (GERCZO) e Gerência Regional de Educação (GERED), realizou, na última sexta feira, dia 09, no auditório da Regional Norte (Rua pastor Muryllo Cassete, 85, são Bernardo), uma capacitação para os brigadistas da Brigada Contra a Dengue das Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), creches conveniadas e instituições socioeducativas da região.

A professora da UMEI Jardim Guanabara, Jane Moreira, esteve presente na capacitação e falou sobre a importância de se trabalhar o tema com as crianças. “As crianças se interessam pelo assunto, elas gravam rapidamente as coisas que falamos pra elas e são formadoras de opinião. Então, quanto mais a conversarmos sobre o assunto, mais elas vão difundir essas informações, principalmente as crianças da educação infantil que tem uma facilidade de seguir exemplos”, ressaltou.

A coordenadora da UMEI Xodó Marize, Reneide Quintiliana, também ressaltou a importância da formação das crianças ainda na educação infantil. “Quando você quer passar alguma coisa, algum ensinamento, ensine de pequeno, porque assim a criança leva aquele ensinamento para a vida inteira”, concluiu.

A Regional Norte desenvolveu uma série de ações que visam garantir a efetividade do combate à dengue, como a formação de brigadas contra a dengue. A criação da Brigada Contra a Dengue partiu de uma ideia da Gerência de Zoonoses juntamente com a Gerência Distrital de Saúde Norte. Os brigadistas, servidores da Prefeitura, irão atuar nas Escolas Municipais, nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria Regional Norte, monitorando semanalmente os equipamentos públicos da região e identificando possíveis situações que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue.

Cada equipamento terá brigadistas responsáveis por fiscalizar a área interna e externa do local, identificando se existem possíveis situações favoráveis ao Aedes Aegypti. Durante a vistoria, o brigadista deve preencher um checklist sobre a dengue e enviar para o gestor da unidade para que sejam tomadas as providências, caso seja necessário.

Participaram da atividade cerca de 20 pessoas. Na ocasião também foi realizada uma apresentação cultural do conto “Os sete novelos”, de Kwanzaa, coordenada por Fernanda Sena e Laura Sena.
 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: