terça-feira, 22 de dezembro de 2015

2015 é encerrado com festas nos Espaços BH Cidadania/CRAS da Regional Norte

Moradores do Vila Biquinhas celebram o 5º aniversário do equipamento.
Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, os Espaços BH Cidadania/CRAS da Regional Norte realizaram, neste mês, as tradicionais Festas da Família. Os eventos proporcionaram momentos de lazer e interação com diversas atividades de ação social. Ao todo, mais de 1.800 pessoas, dentre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram das atividades. As brincadeiras infantis e as atividades lúdicas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos, Casa Brincar, também agitaram as comemorações.
EBHC/CRAS Vila Biquinhas

Em todos os equipamentos, as crianças brincaram em pula-pulas, escorregadores, totós e piscinas de bolinhas. Os espaços BH também capricharam no cardápio: macarrão na chapa, macarronada, frutas, cachorro quente, refrigerantes, pipoca, algodão doce e até bolo de aniversário, como aconteceu no EBHC/CRAS Vila Biquinhas que, aproveitou a ocasião para comemorar seu quinto ano de existência. 

Cerca de 550 pessoas se reuniram no EBHC/CRAS Vilas Biquinhas (rua Coronel Joaquim Tibúcio, 950, Vila Biquinhas) e o que não faltou foi animação no “Quiosque - Espaço de Dança”. Os jovens, os técnicos e os familiares dançaram sob o comando de um DJ. Os participantes ainda cantaram com entusiasmo o tradicional ‘Parabéns pra Você’. Houve, ainda, a ‘Árvore dos Desejos’, onde os usuários deixaram mensagens sobre o que almejam para o próximo ano. Além disso, por meio da “Oficina Desenvolvida de Fotos”, os jovens do PROJOVEM produziram cartões postais personalizados e distribuíram para os presentes. 

De acordo com a usuária do equipamento, Roselaine Vieira, a festa serviu pra reunir a família e, por isso, fez questão de falar dos benefícios adquiridos no equipamento. “Minha família inteira veio participar. Quero destacar o quanto o CRAS é muito importante pra mim, pois, aqui consegui várias coisas, como: bolsa família, vaga de UMEI para o meu filho, baixar a taxa da conta de energia. Esse lugar é bom demais, sempre sou muito bem atendida e só tenho a agradecer por tudo nos oferecem”, garantiu. 

EBHC/CRAS Novo Aarão Reis.
Para a Coordenadora do CRAS, Ana Cristina da Silva, a festa da família deste ano foi muito especial, pois envolveu moradores da comunidade de diversas idades. "A comemoração do quinto aniversário do Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Biquinhas tem como objetivo maior promover espaços de socialização, estimular encontros intergeracionais e de convivência familiar e comunitária. A presença de tantas famílias é a manifestação do quanto à comunidade reconhece a importância do equipamento no nosso território. Os munícipes reconhecem e acessam os serviços ofertados, utilizam o espaço para lazer e sempre preserva da melhor forma possível", afirmou. 

Outro evento que merece destaque é a Festa da Família do EBHC/CRAS Novo Aarão Reis (avenida Risoleta Neves -Via 240- , 347, Novo Aarão Reis) que contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas.

O público pode se divertir com as diversas atividades de recreação oferecidas, embalados ao som de um DJ. Cama elástica, pula-pula e pintura facial para as crianças, foram atrações à parte. As pessoas participaram, também, do “Momento da Beleza” e de intervenções culturais, dentre elas, a “Cantada de Natal”, executada pela Orquestra de Câmara Irmã Rosa, e as apresentações do Grupo de Teatro do Fica Vivo, e dos alunos da oficina de percussão do CRAS. 

EBHC/CRAS Zilah Spósito.
Segundo Lidiane Aparecida, a Festa da Família CRAS foi uma novidade. “É a primeira vez que participo dessa festa e estou simplesmente encantada. Fui muito bem recebida pelos profissionais, tudo muito bem feito, com fartura, as pessoas se envolvendo, adorei, estão de parabéns pela organização. Fico muito feliz em fazer parte dessa experiência. É gratificante saber que tem este espaço de convivência para a nossa comunidade”, disse. 
  
Alegria e diversão também não faltaram na festa do EBHC/CRAS Zilah Spósito (rua Coquilhos, 75, Zilah Spósito) que, reuniu mais de 350 participantes. A festa contou com a participação de um DJ, com a distribuição de lanches e uma bela mesa de frutas. A usuária do espaço Enaile Elen, fez questão de levar suas duas filhas, uma sobrinha, e até a filha de sua vizinha, para prestigiarem a realização. “Não poderíamos perder, daí, trouxe a Carla, a Giovana, a Carolina e a Ana. É muito legal essa festa; tomara que continue acontecendo todos os anos, pois, serve pra unir as famílias. Os serviços oferecidos aqui servem pra retirar os jovens do mundo das drogas e vêm sendo muito bem feito pelos profissionais que atuam no local”, pontuou.

Só Felicidade

EBHC/CRAS Felicidade.
Em busca de significados para definir a palavra “família”, o EBHC/CRAS Jardim Felicidade, (rua Cecília Trindade da Silva, 10, Jardim Felicidade) inovou ao convocar os cerca de 300 participantes no evento a escreverem no “Mural dos Motivos”, onde cada pessoa pode deixar a visão particular sobre a temática. Além disso, o público pode fazer aulas de dança com os professores da academia da cidade, e aproveitar o cardápio oferecido. Os presentes tiveram, também, a oportunidade de assistirem a uma palestra, ministrada pelo especialista em saúde do trabalho, Eduardo Souza. 

De acordo com a moradora do bairro Jardim Felicidade, Cristianne Machado, todos os eventos realizados no CRAS Jardim Felicidade são muito importantes, porém, a Festa da Família teve um toque especial. “A Festa da Família é muito importante pra mim, pois, é quando a minha família está reunida. Adoro o CRAS, pois, somos muito bem atendidos aqui”, disse. Conforme José Pedro Ilídio, também usuário do espaço, as pessoas devem valorizar os eventos que são realizados no local. “Dá gosto de ver as crianças se divertindo e, com isso, os mais velhos também ficam felizes. É importantíssimo para os moradores ter esse espaço de encontros, pois, a comunidade é na verdade uma grande família”, ressaltou. 

Já os participantes do EBHC/CRAS Providência (rua Arantina, 375, Providência) assistiram a um show de musica sertaneja durante a Festa da Família. O cantor João Guilherme chamou atenção indo de mesa em mesa, cantando e dançando, envolvendo-se com o público. “Gosto de cantar e viver a música. Por que quando canto, me sinto em casa, ou seja, em família. Essa festa é isso, momento de troca de energias, fortalecer os vínculos. Precisamos agradecer por tudo que nos foi possibilitado este ano e o que queremos para 2016”, disse. 

Mais de 250 pessoas participaram da festividade. Para a diversão da criançada, a equipe organizadora disponibilizou vários brinquedos no ambiente. Segundo Ilson Rodrigues, morador do bairro Providência, o encontro foi especial e de muita harmonia. “Foi tudo muito bem feito, as pessoas precisam se envolver mais. Essa festa serviu para nos unir, e quem saiu ganhando com isso fomos exatamente nós, enquanto moradores da região”, concluiu. 

EBHC/CRAS Providência.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: