quarta-feira, 23 de março de 2016

Regional Norte realiza mutirão intersetorial contra o mosquito Aedes aegypit


A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em uma ação intersetorial com a Defesa Civil de Belo Horizonte e a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, realizaram nos dias 17, 18 e 21, quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira, o mutirão de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ação coordenada pelo Grupo de Eliminação do Aedes aegypti (Geades), aconteceu no bairro Jaqueline I.

O mutirão contou com o apoio de agentes da Defesa Civil da capital, Gerência de Saúde Norte (GERSA-N), Gerência de Controle de Zoonoses (GERCZO-N). Também participaram ativamente da atividade 37 agentes de controle de endemias (ACE), 3 agentes comunitários de saúde (ACS), Vigilância Sanitária, 12 coordenadores (8 Coordenadores de Zoonoses e 4 gerentes de CS), 10 COMDEC e servidores da Regional Norte, que deram apoio logístico ao trabalho.

Na segunda-feira, dia 21, foram realizadas averiguações durante a Operação Pente-fino nos 800 imóveis, situados em 24 quadras, com a retirada de inservíveis e orientação dos moradores. Pneus, latas, garrafas, vasos, móveis, entre outros inservíveis, foram coletados durante o mutirão. O trabalho de mobilização e orientação da comunidade começou na quinta-feira, dia 17 e se estendeu até o sábado dia 19. Um carro de som circulou pelas ruas do bairro sensibilizando os moradores.

Cerca de 10 caminhões foram utilizados para retirada de 12 toneladas de inservíveis, totalizando 13 viagens ao aterro sanitário. Faça também a sua parte, evite a proliferação do Aedes aegypti, invista 10 minutos do seu tempo durante a semana para eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito.       


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: