terça-feira, 31 de maio de 2016

Cadastro Único para Programas Sociais

Ocorreu no dia 20 de maio, no Centro de Saúde São Bernardo uma reunião entre os gestores da GERSA-N (Gerência de Distrito Sanitário Norte) com o intuito de aproximar as políticas sociais e da saúde na atuação junto aos beneficiários do programa Bolsa Família. A capacitação dos gerentes do distrito sanitário da regional norte foi realizada por meio dos profissionais envolvidos na gestão do programa do nível central e regional das políticas sociais e de saúde.

Foi abordado na reunião o tema cadastro único e programas sociais que o complementam. O cadastro único foi criado em 2001 com o objetivo de unificar os programas. Com apenas um cadastro é possível determinar em quais programas sociais a família inscrita se enquadra, tornando o processo mais rápido e eficaz. 


Além do Cadastro Único foram abordados os programas sociais vinculados a este e o Programa Bolsa Família, seus critérios para concessão, tipos de benefícios, sistemas operacionais, condicionalidades de saúde e educação, fluxo das etapas de gestão de condicionalidades, recursos e acompanhamento familiar. Foi explicado que as condicionalidades do Bolsa Família são compromissos assumidos pela família e pelo poder público, funcionando como mecanismo de reforço ao exercício de direitos básicos de cidadania.

Segundo a avaliação do gerente de Cadastro, Moacir Ricoy e da analista Rita Queiroz, “esse momento foi muito produtivo, uma iniciativa importante para o fortalecimento da intersetorialidade do Bolsa Família, visando um melhor atendimento para as famílias beneficiárias. É fundamental manter uma agenda de reuniões com os responsáveis pelas áreas setoriais e equipe da gestão municipal de Transferência de Renda, a exemplo da Regional Norte, pois o desenvolvimento e o acompanhamento das condicionalidades necessitam de um esforço conjunto”.

A equipe da Gerência de Coordenação Municipal de Programas de Transferência de Renda e a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltaram o interesse demonstrado pelos participantes do encontro, que aproveitaram para tirar dúvidas e entender melhor a dinâmica do cadastramento e do acompanhamento de condicionalidades do Bolsa Família.

Moisés Gonçalves, gerente regional de saúde norte ressaltou a importância da realização desses encontros para a maior capacitação dos gerentes. “Este tipo de encontro contribui para um melhor entendimento da política pública e da intersetorialidade além de fomentar ações mais proativas e possibilitar condutas mais adequadas, especialmente, as relacionadas às populações mais vulneráveis”.




FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: