quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estudantes da UFMG são Capacitados na Regional Norte

No inicio do mês foi realizada uma palestra na regional norte para cinquenta estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A palestra teve como objetivo explicar aos alunos o funcionamento das gerências de zoonoses e epidemiologia da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), explicando as funções e as etapas de trabalho realizado por esses órgãos.

A fiscal da vigilância sanitária Renata Mendonça Coelho, em sua apresentação detalhou as funções e as tarefas realizadas pela vigilância, entre elas foram citadas a inspeção e orientação de limpezas de imóveis, vistoria de remédios nas farmácias, entre outras.


Dando sequência às palestras Viviane Lúcia Carneiro, gerente da Gerência Distrital de Regulação, Informação e Epidemiologia Norte (GEREPI-N), ministrou para os alunos a palestra sobre vigilância epidemiológica, explicando conceitos de epidemiologia e vigilância epidemiológica. Foram passadas aos alunos algumas informações sobre a história da epidemiologia através de seu percussor Jhon Snow e as primeiras observações epidemiológicas descobertas por ele através das etapas de organização de dados que são divididas em três partes: identificar quem, onde e quando.

Diogo Portella gerente da GERCZO-N (Gerência Distrital de Controle de Zoonoses Norte) falou sobre a estrutura da vigilância epidemiológica em Belo Horizonte, sobre a regional norte e a área de abrangência dos centros de saúde. Foi explicado também o funcionamento das armadilhas de ovoposição que tem estímulos físicos e químicos para atrair as fêmeas grávidas. A armadilha é utilizada no recolhimento de dados como a quantidade de ovos depositados depois de cada fecundação, entre outros.


O professor de medicina Gustavo Matta Machado disse que a palestra contava como uma atividade da disciplina Atenção Primária à Saúde II da faculdade de medicina da UFMG, “A palestra representou uma oportunidade para os alunos do terceiro período discutirem com gestores do Distrito Norte temas relacionados a vigilância em saúde. Permitiu ampliação do diálogo entre a "academia" e os serviços de saúde e trouxe uma discussão do "mundo real" e dos desafios encontrados no cotidiano dos profissionais de saúde pública para a construção do SUS. De volta às Unidades Básicas de Saúde, onde a maior parte da carga horária da disciplina é oferecida, os alunos poderão estabelecer um elo dos temas discutidos com a rotina de vigilância no cotidiano dos profissionais das UBS”, relatou o professor.

A regional norte foi procurado pelo professor Raphael Aguiar, que ministra a disciplina Atenção Primária à Saúde II, no Centro de Saúde São Bernardo. A palestra contou com a presença de quatro professores, cinquenta alunos, dois gerentes da regional norte e uma fiscal sanitária.


 FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: