quarta-feira, 8 de junho de 2016

A Dengue não descansa!

O mosquito da dengue não descansa por isso nós não devemos descansar também. A atenção e os cuidados devem continuar durante todo o ano para que casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti sejam minimizadas.

Os mutirões intersetoriais de combate ao Aedes aegypti mantêm suas atividades dando continuidade às ações de força-tarefa no combate ao mosquito. As áreas de abrangência que receberão as ações são identificadas a partir do número de casos de dengue registrados e de acordo com a demanda de cada região, buscando dessa forma aperfeiçoar a intervenção. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Secretarias Regionais de Administração, com apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Em 2016, até o momento, foram realizados 144 mutirões intersetoriais em Belo Horizonte, vistoriando 262 mil imóveis.


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove ações permanentes de combate ao Aedes aegypti, com o grupo de arte e mobilização, Mobiliza SUS-BH, que realizam diversas atividades lúdicas e educativas, que contribuem para a conscientização da população sobre os riscos das doenças, dengue, chikungunya e zika vírus.

A fêmea do mosquito, ao longo de sua vida pode dar origem a 1.500 mosquitos. Os ovos depositados em locais secos resistem até 450 dias em ambiente seco, sobrevivendo até o próximo período quente e chuvoso para eclodir. É fundamental vistoriar os locais para impedir que novos mosquitos apareçam. Garrafas, pratinhos de plantas, pneus entre outros objetos que podem acumular água devem permanecer em lugares secos para não se tornar um criadouro.

O trabalho de mobilização e orientação da comunidade deve continuar forte para que o Aedes Aegypti não se prolifere e transmita doenças para a população.




FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: