segunda-feira, 13 de junho de 2016

VII Festival Regionalizado das Escolas Integradas e Educação de Jovens e Adultos da Regional Norte




 O VII Festival Regionalizado das Escolas Integradas e Educação de Jovens e Adultos da Regional Norte teve como tema “Africanidades Brasileira: As Capoeiras Entram na Roda” e aconteceu no dia dois de junho no Parque Nossa Senhora da Piedade, localizado no bairro Aarão Reis e no CRAS Brasilina, no bairro Novo Aarão Reis.

O Festival contou com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, rodas de capoeira, apresentações artísticas e Rua de Lazer, em parceria com o SESC/MG. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento. Estiveram presentes alunos do Programa Escola Integrada (PEI) das vinte escolas municipais da Regional Norte, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de alunos de duas escolas municipais da Regional Pampulha, a E. M. Alice Nacif e a E. M. Anne Frank. As UMEIS, as Creches Conveniadas e as ONGs também foram convidados para o evento, inclusive para exporem seus trabalhos, considerando a temática da diversidade e as africanidades.

Um dos objetivos do festival foi promover nas escolas um debate em torno da cultura negra, que é uma das bases da formação sociocultural brasileira. “A regional Norte inaugurou a temporada dos festivais regionalizados da cidade com o tema “Africanidades Brasileira: as Capoeiras entram na roda”, consolidando um processo educativo cidadão, comprometido com a diversidade e a valorização de nossas raízes africanas”, afirmou Rodrigo Borges, Acompanhante do PEI, GERED Norte.

A realização do festival envolveu várias parcerias institucionais: Fundação Municipal de Cultura, no contexto da Temporada 2016 do Festival de Arte Negra (FAN), a Secretaria Municipal de Educação (SMED), através da GEDC (Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania) representado por Arminda Aparecida de Oliveira (Gerente) e Lucilene Alencar (coordenadora do PEI); Núcleo da EJA/SMED representado por Eunice Margaret, coordenadora do EJA/GCPF/SMED. O evento foi organizado pela equipe da Gerência de Educação Norte (GERED-N), orientada pela Gerente de Educação da Regional Norte, Shirley Miranda e Sandra Aparecida Colares (Gerente Regional Pedagógica). Os acompanhantes PEI Aline R. Gomes, Ramona M. Morais, Rodrigo de Oliveira Borges e Alexandre Sorrentino, bem como os acompanhantes EJA da Regional Ronan Silva Rodrigues, Nilma Coelho, Rodrigo Vieira e Helane Aparecida da Rocha Coelho foram os responsáveis pela organização.

Conforme a gerente Shirley, “a realização desta agenda anual revela os avanços pedagógicos que estão ocorrendo no PEI. Não podemos deixar de considerar que o evento está em sua sétima edição e continua proporcionando a integração das escolas, principalmente entre os estudantes e os monitores da Regional Norte. Os trabalhos dos estudantes e professores da EJA também revelaram comprometimento, mobilização e respeito pelo conhecimento afrobrasileiro”.

Com o foco nas “Capoeiras entram na Roda”, o evento também foi importante como forma de fomentar a discussão

na pluralidade de práticas que estão associadas à capoeira: as rodas, os mestres, as diferenciações entre Regional e Angola, as rotinas nos inúmeros grupos de capoeira existentes, tudo isso com muita criatividade e inovação.









FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: