sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comissão Regional de Transporte e Trânsito elege membros na região Norte da capital




Em continuidade às ações do programa de fortalecimento dos canais de participação popular, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, realizou na última terça-feira, dia 26, a eleição para membros da Comissão Regional de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (CRTT).  O evento aconteceu no Espaço BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira, Av. Risoleta Neves, 347 - Novo Aarão Reis, região Norte.

Criadas em 1994, as CRTTs são formadas por representantes que tem como objetivo promover discussão e deliberação sobre intervenções de transportes e trânsito, como solicitações de quebra-molas, sinalização semafórica, entre outras melhorias, defendendo os interesses das comunidades no âmbito da região.

A eleição contou com a presença do Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, do Secretário Adjunto, Sérgio Miranda, do assessor chefe de Mobilização Social da BHTRANS, Leonardo Lamounier, e de aproximadamente 250 pessoas entre moradores, comerciantes, lideranças da região Norte e de cada uma das quatro sub-regiões da Regional.Foram eleitos 12 titulares e 12 suplentes para a CRTT, um titular e um suplente para o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana – COMURB.

Elson Alípio Júnior falou da importância da comunidade na reunião “É de extrema importância à presença expressiva dos representantes das comunidades, igrejas e comércio da Regional Norte neste espaço de diálogo e controle social das políticas públicas de mobilidade urbana, transporte e trânsito, indicando prioridades para atuação da PBH e construindo soluções de forma coletiva para os desafios da Regional Norte” resaltou o Secretário.

Eleito titular na CRTT e suplente COMURB, o comerciante, Acir Crispin de Andrade, morador do bairro Guarani, ressaltou seu compromisso e objetivos na CRTT “Certamente vou consultar a comunidade para saber quais as alterações no transporte e trânsito da nossa região são necessárias e melhores para todos. Um dos primeiros objetivos é solicitar a implantação da travessia de pedestre na Avenida Saramenha, com certeza vamos lutar por isso”.


Galeria de Imagens:  http://migre.me/gOsBe


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Regional Norte promove ‘Semana A de Atitude no combate a Dengue’


Complementando as ações preventivas e de combate a Dengue, a Regional Norte juntamente com a Gerência de Saúde (GERSA) e Zoonoses (GERCZO), realizou período de 25 à 29 de novembro a ‘Semana A de Atitude no Combate a Dengue’. A programação que acontece em todo município faz parte do calendário de ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). 

Bem recebida pelos moradores e comerciantes da região, a ‘Semana A de Atitude no Combate a Dengue’, foi um sucesso. Durantes os cinco dias de campanha, foram realizadas diversas ações, dentre elas as blitzs nos semáforos dos principais cruzamentos da região para panfletagem e entrega da lixeira de carro, panfletagem e mobilização em áreas comerciais, apresentação teatral do Mobiliza SUS na Escola Municipal Sebastiana Novaes, bairro Tupi e palestra de sensibilização para as famílias das crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) São Bernardo nos períodos da manhã e tarde.

Balanço Regional

As blitzs nos semáforos foram realizadas nas avenidas Portugal, Dr. Cristiano Guimarães, Waldomiro Lobo, Cristiano Machado, Saramenha, General Carlos Guesdes, Benedito Xavier e Rua Sônia. As panfletagens em área comercial aconteceram nos bairros, 1º de Maio (Rua Ladaínha e Rua Américo Martins), Guarani (Avenida Waldomiro Lobo), Tupi (Rua Furquim Werneck / Rua Antônio Bandeira), Heliópolis (Rua Mª Amélia Maia) e Planalto (Avenida Cristiano Guimarães / Avenida Gal Olímpio Mourão Filho / Avenida Gal Carlos Guedes). 

Somente para a ‘Semana A de Atitude no Combate a Dengue’ na região Norte, foram distribuídos 150 camisas, 6.000 panfletos, 4.000 lixeiras de carro e 100 cartazes. Foram mobilizados 40 ACEs e 8 técnicos da Zoonoses para as ações da semana de mobilização.

O gerente de Zoonozes Eduardo Del Guerra explica que a população precisa estar em alerta com o inicio do período de chuvas, por isso, ações de prevenção e mobilização como a ‘Semana A de atitude no Combate a Dengue’, devem ser intensificadas. Eduardo ainda ressalta que de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) os imóveis residenciais ainda são os principais locais onde são encontrados os focos do mosquito Aedes aegypti.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

I Mostra de Trabalhos Artesanais do Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis - ARTE & CIA

Por iniciativa da Academia da Cidade Via 240, iniciou hoje a I Mostra de Trabalhos Artesanais do Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis - ARTE & CIA, o evento se estende até amanhã, dia 28, de 08 às 11 horas. O objetivo da mostra é proporcionar um momento de troca e socialização entre os usuários do CRAS. 

Os visitantes terão acesso à demonstração de serviços de beleza como unhas decoradas e penteados, artesanatos em geral, além de poderem degustar tortas entre outros tipos de comida, os expositores são os usuários do Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, previamente inscritos para Mostra.

O evento acontece na sala Multiuso, Av. Risoleta Neves nº 347 - Novo Aarão Reis, sendo aberta a toda comunidade.
 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Regional Norte promove ação de conscientização contra a violência a mulher


Com o intuito de promover ações de conscientização e valorização a vida, a Gerência Regional de Programas Sociais Norte juntamente com Gerência de Transferência de Renda, realizou nesta segunda-feira, dia 25, na entrada do atendimento do Plantão Social, na Regional Norte, uma mobilização para a conscientização da prevenção contra a violência a mulher. 


A ação contou com o apoio da patrulha de proteção Contra a Violência Domestica (PVD) do 13º Batalhão da Policia Militar e do Programa Fica Vivo do bairro Jardim Felicidade. Foi entregue aos usuários o folheto PM Serviço: Violência Domestica e a cartilha Violência Sexual: O que fazer quando isso acontece?, da Coordenadoria Especial de Políticas Publicas para Mulheres de Minas Gerais CEPAM/SEDESE.

Violência contra a Mulher

A violência domestica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. Este tipo de violência ocorre em geral no ambiente domestico e é praticado por pessoas com ou sem vinculo familiar, ou ainda, com quem a mulher mantém ou manteve relação intima de afeto.


Em caso de violência domestica denuncie: 181



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comissão Regional de Transporte e Trânsito realiza eleição na Regional Norte


 
 Clique para ampliar



As Comissões Regionais de Transoporte e Trânsito (CRTTs) são um espaço democrático para a discussão das questões  de transporte público , trânsito e planejamento urbano.A Prefeitura de Belo Horizonte e a BH TRANS estão promovendo  a renovação das CRTTs e sua participação é muito importante  para criarmos juntos  uma cidade melhor.

A eleição na Regional Norte será realizada nesta terça-feira (26) ás 18h , no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis - Av. Risoleta Neves, 347 - Novo Aarão Reis.Participe e convide sua comunidade.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Semana da Consciência Negra é comemorada com diversas atividades na Regional Norte

 

Em comemoração a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Regional Norte, por intermédio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), realizou entre os dias 18 e 22 de novembro, ações de valorização e promoção da cultura negra. 
O GGPIR iniciou sua programação com o seminário ‘Ações Afirmativas no Enfrentamento ao Racismo e ao Preconceito Racial’, na segunda-feira, dia 18. Na ocasião debateu-se o combate ao racismo, intersetorialidade das ações públicas em prol da consciência negra, projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas municipais com oficinas realizadas pelos estudantes, literatura sobre a cultura negra, ampliação do acervo didático entre outros.
Exposição
Exposição na Secretaria Regional Norte
Também foram expostos os trabalhos feitos em comemoração a Semana da Consciência Negra pelas Escolas Municipais, instituições conveniadas e trabalhadores juntamente com as peças trazidas por colecionadores e admiradores da cultura negra no hall de entrada, nos corredores e no espaço de convivência da Gerencia de Políticas Sociais da Regional Norte. Além da exposição foram reproduzidos no cine GGPIR os documentários ‘O Segredo da Trança’, ‘Racismo com Chico Buarque’, ‘Preto no Branco’ entre outros, no Auditório da Regional Norte, durante o horário do almoço.
Programação Cultural
Além das atividades realizadas na Regional, o Centro Cultural São Bernardo apresentou o filme ‘ O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas’, e ainda o samba com o Grupo Periférico. O BH Cidadania/CRAS Jardim Felicidade divulgou a peça teatral ‘ Menina Bonita do Laço de Fita’, o CRAS Novo Aarão Reis apresentou a Mostra Cultural Fica Vivo e o BH Cidadania/CRAS Vila Biquinhas, promoveu uma roda de conversa com o debate e apresentação do vídeo ‘O Preconceito Cega’.
Roda de Conversa no CRAS Vila Biquinhas
No dia 21, o Centro de Saúde MG 20 promoveu uma roda de conversa com os usuários e apresentou o vídeo ‘Raiz de Kunta Kinte’.  Durante apresentação, a Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Telles Silva, ressaltou que o dia 20 de novembro é um dia de celebrar. “A constituição fala de igualdade dos povos e é por isso que estamos celebrando, não apenas o Dia da Consciência Negra, mas, o dia da igualdade. Um dia para se orgulhar e se lembrar da resistência e luta de um povo forte. Nazaret ainda completa; é com muito prazer que desenvolvo este trabalho no GGPIR Norte”.
Dia da Consciência Negra
Roda de conversa e apresentação do vídeo Kunta Kinte no CS MG 20
 
O dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana que está inserido o dia, recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida devido a morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Zumbi era o Líder do Quilombo dos Palmares no estado de Alagoas, e desafiou a coroa portuguesa contra a imposição da escravidão.
 
Galeria de Imagens Exposição: http://migre.me/gLAZn

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Regional Norte apresenta Operação Urbana Consorciada a moradores da localidade



Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano juntamente com a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, apresentou para os moradores da região a Operação Urbana Consorciada (OUC) Eixo Avenida Antônio Carlos e Pedro I. 

A Operação Urbana é um instrumento do projeto Nova BH e faz parte do estatuto da cidade. Por intermédio do OUC, o mercado compra potencial construtivo (direito de construir) e com esses recursos a Prefeitura investe na requalificação urbana e em equipamentos sociais na área da operação. Nessa equação as empresas ganham um local estratégico para atuar, a PBH ganha mais recursos para realizar melhorias e a população recebe a revitalização da região com mais oportunidades para a família.

Segundo o Arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano, que apresentou a Operação Urbana na Regional Norte, Ricardo Cordeiro, a expectativa é que as primeiras intervenções fiquem prontas em até 10 anos. “O prazo do projeto são 20 anos, mas pretendemos que as primeiras intervenções sejam executadas nos primeiros 10 anos. São mais de 400 intervenções de requalificação urbana, equipamentos sociais e de saúde, e também mobilidade urbana”, destaca.

Entre as melhorias propostas na cidade estão à requalificação e construção de novas áreas verdes com praças, parques, caminhos livres, unidades de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda que serão reassentadas, equipamentos de saúde e educação, ampla rede cicloviária na área da operação, melhorias nas condições de circulação dos pedestres, e outros. 

Projeto Nova BH

O projeto Nova BH é um projeto que vai promover grandes melhorias em quase 25 km2 da cidade, nas regiões do Corredor Antônio Carlos–Pedro I e do Corredor Leste–Oeste, que inclui a Avenida dos Andradas, Avenida Tereza Cristina e a Via Expressa. O Projeto está em fase de conclusão. Quando for concluído, ele será enviado para o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) e para a Câmara Municipal.



Fonte : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Regional Norte realiza a 10ª Conferência Distrital de Saúde com o tema ‘Acesso, qualidade e Transparência na Atenção à Saúde’.


Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Regional Municipal Norte, juntamente com o Distrito Sanitário Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo), promoveu nos dias 8 e 9, deste mês, no CRAS Brasilina Maria de Oliveira (Via 240, nº347, bairro Novo Aarão Reis), a 10ª Conferência Distrital de Saúde Norte, com o tema Acesso, qualidade e transparência na atenção a Saúde.


Estiveram presentes no evento o Secretário Regional Norte Elson Alípio Junior, o Secretário Adjunto, Sergio Miranda, o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Oswaldo Romualdo Filho, a Gerente Regional de Saúde, Marina Oliveira Braz, o 1º Secretário do Conselho Municipal de Saúde, Walace Xavier e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Vianna Amador. Além das autoridades, participaram também os delegados eleitos nas Conferências locais de Saúde, os gestores, trabalhadores da área e usuários. 

A Gerente Regional de Saúde Norte, Marina Oliveira Braz explica que as Conferências Distritais têm como objetivo contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio de 2014/2017 e serve como planejamento estratégico da gestão do SUS na cidade. “Desde o primeiro ano em que foi realizada a Conferência Municipal de Saúde, em 2009, a população tem participado de forma efetiva na construção do plano de Saúde da cidade, garantindo a transparência do processo”, afirma.


A Conferência acontece em três etapas; com as Conferências Locais, as Conferências Distritais e por fim a Conferência Municipal. Nas Conferências distritais são eleitos os delegados que representarão as nove regionais na 12ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Minascentro.

Marina ainda ressalta que as três etapas das Conferências mostram a importância da participação popular em nível local, garantindo assim, a participação de todos na construção das propostas a serem aprovadas no Plano Municipal de Saúde.

Durante a abertura da Conferencia, também foi realizado o ato solene de entrega da placa de Honraria do Conselho Honorário ao delegado e primeiro Conselheiro de Saúde da Regional Norte, Sebastião Ferreira Bastos. Seu Tião, como é conhecido no controle social, fundou, em 1990, o Conselho Distrital de Saúde Norte, onde atuou por 23 anos.

Na ocasião os presentes puderam assistir a palestra da Doutora em saúde pública e professora assosciada da Faculdade de Odontologia da UFMG, Simone Dutra Lucas, que falou sobre a razão da escolha do tema da Conferência Distrital, sobre a democracia no processo construção do sistema de saúde e os desafios do controle social.

Reforma Sanitária

A doutora em saúde faz um apanhado histórico e explica que todo o movimento da reforma Sanitária do Brasil foi inspirado na 1ª Conferência Internacional sobre os Cuidados de Saúde Primários, resultando na Declaração de Alma-Ata em 1978, antiga União Soviética.  A Declaração de Alma-Ata é uma carta de intenções sob a responsabilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de garantir a saúde como um direito humano fundamental e a alcançar a audaciosa meta de ‘Saúde Para Todos no Ano 2000’. “Foi a partir desta Conferência em 1978 que se recomendou ao mundo inteiro que organizassem a atenção primária, para que a população tivesse acesso a atenção primaria no ano 2000”, afirma.

Secretário Elson Alipio Júnior visita estande da GERCZO-N
Simone ainda pontua que, a partir da década de 1980,  os sanitaristas brasileiros se engajaram na organização e na estruturação de um novo sistema de saúde. “Não bastava aquela forma previdenciária que somente tinha acesso aos serviços públicos, os trabalhadores que tivessem carteira assinada, aos pobres, eram destinados apenas os serviços oferecidos pelas santas casas de misericórdia. O serviço público oferecia a população era somente a extração dentária, muitas vezes mutilando a quem recorresse a esse serviço,” diz.

Durante os dois dias da Conferência Distrital de Saúde, estiveram presentes mais de 300 pessoas, dentre delegados eleitos nas Conferências locais, gestores, trabalhadores e usuários. Foram mobilizados 19 Centros de Saúde juntamente com a equipe do Distrito Sanitário Norte. Ao final das discussões, os participantes apresentaram 110 propostas que serão levadas a Conferência Municipal de Saúde.


Estande da equipe GERCZO - Norte



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Regional Norte promove capacitação para trabalhadores da Gerência de Manutenção


A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte em parceria com a Gerência de Zoonoses Norte (GERCZO) e Gerência Regional de Manutenção (GERMA), promoveu no inicio desta semana, dia 11, segunda-feira, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo), palestra para orientação e capacitação os trabalhadores da GERMA; serventes, pedreiros, encarregados, jardineiros, motoristas, gerentes entre outros, sobre a questão da Dengue no Município.

A palestra ministrada pelo Gerente de Zoonoses da Regional Norte, Eduardo Del Guerra, serviu para orientar os trabalhadores a respeito da transmissão da Dengue, os sintomas, o tratamento correto e o combate. Eles também foram instruídos sobre como agir diante de situações do dia a dia favoráveis a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principais criadouros e ações intersetoriais.


Após a palestra o Gerente de Zoonoses abriu espaço para que os participantes fizessem perguntas para demais esclarecimentos.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Grupo de Gestor de Promoção a Igualdade Racial realiza exposição na Regional Norte


Em comemoração a semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Municipal Norte, juntamente com Grupo de Gestor de Promoção a Igualdade Racial (GGPIR), promoverá do dia 18 à 22, exposição cultural na Regional Norte. 

De acordo com a coordenadora do GGPIR, Nazaret Teles Silva, a atividade tem o intuito de mostrar a Cultura Afro-Brasileira por meio de peças que contam histórias e estimulam o debate sobre a questão da negritude na sociedade.

As peças para a exposição ficaram por conta das Escolas Municipais, Instituições Conveniadas a Regional Norte, servidores e colecionadores. Serão expostos trabalhos em madeira, peças ornamentais, roupas africanas, mascaras, quadros, entre outros. A coordenadora também ressalta que os trabalhos expostos são de artistas amadores, admiradores da Cultura Afro.

A exposição é aberta ao público.

Local: Regional Norte
Endereço: Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo
Horário: De 08h00min ás 17h00min





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Reunião da COMFORÇA Norte aborda Sistema de Vídeomonitoramento




 
A Reunião da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Orçamento Participativo da Regional Norte (COMFORÇA) teve um enfoque diferente nesta segunda-feira, dia 11, na Secretaria Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo). Os membros da COMFORÇA participaram da palestra, seguida de um debate sobre o Sistema de Vídeomonitoramento da cidade de Belo Horizonte. O Sistema foi apresentado pelo Guarda Municipal e representante da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Marcelo Martins.

Durante a palestra Marcelo, explicou aos participantes que o Sistema de vídeomonitoramento da capital trabalha com câmeras de alta resolução que permitem a visualização precisa dos ambientes monitorados. De acordo com o ele as câmeras funcionam no período de 24h com zoom de 36 vezes e 12 vezes digital, possuem proteção anti-vandalismo e contra descarga elétrica. As imagens chegam diretamente para o Batalhão da Polícia Militar mais próximo do local monitorado.



O Guarda Municipal conta que os critérios técnicos de instalação do sistema em um local são determinados de acordo com o número de ocorrências e delitos, fluxo de pessoas e finalidade; prevenir furtos, roubos e depredação. Segundo Marcelo, a instalação do Vídeomonitoramento reduz já na primeira semana, em cerca de 40%, os índices de criminalidade do local que recebe o sistema. “É importante que a população saiba que podem solicitar a implantação do sistema através dos veículos de participação popular da cidade como o Orçamento Participativo. Em BH, apenas duas das nove regionais não possuem o serviço de vídeomonitoramento”, disse.

Edmar Gonçalves
Para o morador do Bairro Maria Tereza, Edmar Gonçalves, que participou pela primeira vez da reunião da COMFORÇA, o sistema de vídeomonitoramento é positivo para a população. “A sensação de segurança é maior quando sabemos que somos monitorados pela polícia em determinados locais”, afirma.







 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)