sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL 2014: Em clima e Carnaval CRAS Providência realiza baile de Mascaras



O Centro de Referência de Assistência Social Providência (CRAS Providência) da Regional Norte, realizou nesta última terça- feira, dia 25, no Espaço BH Cidadania (EBHC) rua Arantina, 375, bairro Providência, o Baile de Mascaras do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Novos Horizontes, que contou com a presença de 44 idosos. Os usuários do espaço puderam cantar, dançar e se divertir ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.

De acordo com a Analista de Políticas Publicas e Serviço Social, e também, Coordenadora do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, Ariane Maruci Cavalcanti Freitas, as mascaras usadas pelos participantes e a decoração do salão, onde aconteceu o baile, ficou por conta dos idosos que confeccionaram todas as peças em apenas dois encontros. 

Ao som de antigas marchinhas de carnaval, os idosos do grupo Novos Horizontes e usuários do EBHC/ CRAS Providencia, Maria Lopes dos Santos, 76 anos, e João Bicalho dos Santos, 71, mostraram vigor e entusiasmo no meio do salão. “Tem que aproveitar mesmo, dançar e se exercitar, o importante é não ficar parado. Quando vou a uma festa se for possível eu fico até a madrugada, eu quero dançar aproveitar e viver bem” disse Maria Lopes, que exibiu com orgulho a mascara de paetês que ela mesma confeccionou nas cores da bandeira do Brasil. 

Já aposentado João Bicalho dos Santos, conhecido entre os colegas como Joãozinho, conta que frequenta o grupo a dois anos e fala sobre a ação “Iniciativas como esta são boas para tirar os idosos do marasmo do dia a dia, quando não há nenhuma atividade para o idoso a tendência é que ele fique em casa sem fazer nenhum tipo de exercício ou atividade acumulando tristezas, por isso a importância do grupo de convivência.” afirmou João Bicalho. 

O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Novos Horizontes se reúne todas as terças-feiras, de 14 às 16 horas no Espaço BH Cidadania / CRAS Providência, informações pelo telefone 3277-6635.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

CARNAVAL 2014: Baile de Carnaval alegra crianças em Centro Cultural da Regional Norte


O Centro Cultural Jardim Guanabara, rua João Álvares Cabral, nº277, bairro Jardim Guanabara, promoveu nesta quinta feira, dia 27, um Baile de Máscaras para os participantes do projeto “Arte da Saúde”. 

No ritmo das músicas de carnaval, as crianças e os adolescentes dançaram usando mascaras, criadas por eles, em um momento de diversão e interação com as seus professores. De acordo com a Coordenadora do Arte da Saúde, Vanilza Santos, o momento foi de extrema importância para todas as partes “Estamos aproveitando a oportunidade do encontro com as crianças e adolescentes para sensibilizar o público para a questão de enfrentamento á violência sexual contra crianças e adolescentes” afirmou a coordenadora.

O projeto Arte da Saúde é voltado para crianças e adolescente de 6 a 18 anos, com a proposta de ofertar a experimentação artística e o acesso a atividades culturais e de lazer, para a promoção de saúde e cidadania, combatendo a vulnerabilidade social e pessoal.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Acompanhe a Programação do Carnaval da Regional Norte




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Regional Norte promove capacitação sobre Gestão do Espaço Público



Na última segunda-feira (24) os servidores da Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) participaram da primeira capacitação sobre Gestão do Espaço Público. A atividade foi ministrada pela Coordenadora do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua, Soraya Romina.

A Gestão do Espaço Público é realizada pela Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio do grupo de trabalho composto por agentes públicos das Gerências Regionais de Políticas Sociais, Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS/Serviço Especializado em Abordagem Social, Distrito Sanitário, Fiscalização Integrada e Licenciamento, Gerência Regional de Limpeza Urbana, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Polícia Militar de Minas Gerais e apoio da Gerência de Comunicação Social.

Durante palestra Soraya falou sobre as atividades do dia-a-dia do Grupo de Trabalho, funções, objetivos da instrução normativa, competências, entre outros “As funções do Grupo de Trabalho é discutir, avaliar, pactuar e deliberar todas as ações que compreendam a gestão do espaço público e que constituam objeto da Instrução Normativa” afirmou a coordenadora.

De acordo com o Ademilton Araújo, gerente de Políticas Sociais e integrante do Grupo de Trabalho de Gestão do Espaço Público, a Regional Norte tem realizado ações intersetoriais de forma sistemática “Já temos bons resultados quanto à inclusão e promoção social dos moradores em situação de rua. Além de ajudá-los na conscientização de todos os seus direitos e deveres, temos realizado vários encaminhamentos a partir das próprias demandas que eles apresentam ao poder público" destaca Ademilton.

As ações de Gestão do Espaço Público são realizadas periodicamente na Regional Norte



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Exposição do projeto Arte na Mala encanta usuários da Regional Norte



Desenvolvido pela equipe do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência da Regional Norte, juntamente com a Gerência de Programa de Transferência de Renda e Geração de Trabalho e a Gerência Regional de Proteção Social Básica, o projeto Arte na Mala é destinado a pessoas com deficiência promovendo atividades lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras.

Na última sexta-feira (21), estes usuários, expuseram seus quadros no hall da Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) com pinturas desenvolvidas durante o projeto Arte na Mala. O projeto foi criado a partir do programa Mala de Recursos, destinado a uma estratégia de intervenção.

O Arte na Mala baseia-se em uma mala propriamente dita, em que o educador leva à casa do usuário. Cada mala contém utensílios específicos de acordo com as limitações e gosto dos usuários, na mala pode conter materiais para pinturas, artesanato, dentre outras formas recreativas utilizadas para o auxilio no desenvolvimento do atendido pelo programa.

Para Flaviano Oureles, educador social e responsável pelo desenvolvimento do projeto, a mala trabalha o brincar e o potencial de cada um dos atendidos pelo projeto “A mala possui diversos brinquedos e brincadeiras que posso ofertar aos usuários. De acordo com a potencialidade e a necessidade de cada um buscamos desenvolver suas habilidades. Eles ficam mais alegres e interagem com a atividade” afirmou o educador.

De acordo com Marisa Braga de Melo, mãe de Lucas Melo, um dos usuários do programa na Regional Norte, sempre que chega terça-feira, dia em que o Educador Social faz a visita ao seu filho, ele fica mais calmo e alegre “Quando o Lucas pega o pincel, vejo o semblante dele mudar, vejo a alegria nos seus olhos. O projeto é muito bom, hoje meu filho já sabe ler o alfabeto todo” afirma Marisa.

Quando o assunto é o projeto o usuário Welson Rodrigues fala com empolgação “O projeto é muito legal. Tenho evoluído a cada dia. Gosto de pintura de quadros e artesanato. E me sinto aliviado e alegre quando estou nas atividades do programa”.

A Regional Norte atende, atualmente, 20 usuários no Serviço de Proteção Social à pessoa com deficiência.


Saiba mais:

O Serviço de Proteção Social à Pessoa com deficiência segue um modelo que possibilita o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários promovendo a inclusão social. Tendo como diretrizes básicas a centralidade na família, o trabalho em rede, o protagonismo e acessibilidade.


Outras informações: 3277-7400




Galeria de Imagens: http://migre.me/i3Avv


 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Regional Norte promove vistoria integrada na UMEI Heliópolis

A Regional Norte, por meio das Gerencias de Zoonoses, Educação, Limpeza Urbana, Manutenção e Fiscalização, realizaram nesta última sexta-feira, dia 21, vistoria de controle de zoonoses na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do bairro Heliópolis. A ação teve como objetivo levar orientações preventivas sobre o controle de escorpião e verificação das medidas adotadas conforme o relatório feito em novembro de 2013 após vistoria. 

Durante a vistoria foram reforçadas orientações sobre medidas básicas de prevenção como a vedação de frestas em portas e janelas, a importância de se manter fechado os ralos e saídas de água dos banheiros quando não utilizados, reboco dos muros para evitar o ambiente propicio ao escorpião, limpeza constante da área interna e externa da unidade, limpeza periódica da caixa de gordura entre outras. Além das medidas de prevenção, será realizada uma ação educativa junto a comunidade sobre o manejo e o descarte correto de resíduos com intuito de evitar descarte irregular em pontos próximos a UMEI. 

A ação integrada contou com a participação do Gerente de Zoonoses, Eduardo Del Guerra, do Técnico Superior de Saúde, Diogo Portela, do Agente de Controle de Edemias do Centro de Saúde do Heliópolis, Fabio Antunes, do Acompanhante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ronan Silva Rodrigues, representando a Gerencia de Educação, do gerente de Limpeza Urbana, Talmo Silva Peçanha, do Técnico de obras, Rafael Oliveira, representando a Gerencia de Manutenção e do Gerente de Fiscalização integrada da N3, Maurilio Eustáquio Torres, da Gerencia de Fiscalização.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CONVITE: 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte

Já estão abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte. Para participar basta fazer sua inscrição até o dia 11 de março pelos  telefones 3277-8688 e 3277–8570. A Conferência acontece no dia 15 de Março, sábado, nas dependências da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da PMMG, na Rua Dr. Gordiano nr 123. No Prado. 

Cidadão. Não fique de fora, participe.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Regional Norte promove capacitação para Agentes Comunitários de Saúde



A Secretaria Regional Norte por intermédio das gerências de Atenção à Saúde e Controle de Zoonoses, promoveu na última terça-feira, 18, no auditório da Regional (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) a primeira capacitação de 2014 para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o tema Combate à Dengue. Participaram da atividade cerca de 80 ACS’s que trabalham nas áreas de abrangência dos 19 Centros de Saúde da região Norte.

De acordo com a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde Norte, Josy Santos Motta, o treinamento é oferecido periodicamente sempre antes de períodos epidemiológicos “O intuito da atividade é capacitar os ACS’s para o atendimento aos casos de suspeita clínica da doença, atualizar as informações sobre a dengue e rever o novo protocolo” afirmou a enfermeira.Durante a atividade, Josy Santos falou sobre os sintomas, tratamento, medicação indicados para cada paciente, sinais vitais, classificação da gravidade, aumento do risco que a dengue oferece a saúde de pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doença renal entre outras orientações.
 
Para a Agente Comunitária de Saúde da área de abrangência do Centro de Saúde Jardim Felicidade II, Camila Aparecida Cândido, o treinamento é importante para atualização dos procedimentos “Hoje estamos revendo informações sobre os riscos e cuidados aos quais precisamos estar atentos, principalmente ao passar estas informações aos usuários. Aprofundamos um pouco mais sobre a medicação adequada e os sintomas mais comuns” destacou a ACS.A Regional Norte possui entre 15 e 20 ACS’s em cada um dos 19 Centro de Saúde, este número varia de acordo com a população de cada área de abrangência.

Entre as funções do Agente Comunitário de Saúde destacam-se a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva, registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças, realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família , estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde, dentre outra ações que fortaleçam os elos com outras políticas que promovam a qualidade de vida.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Adolescentes do PROJOVEM participam de festival no CRAS Vila Biquinhas



O Centro de Referência de Assistência Social Vila Biquinhas, da Regional Norte, realizou, na última sexta feira (14), no Espaço BH Cidadania/ CRAS Vila Biquinhas, rua Coronel Joaquim Tibúrcio, 850 – Heliópolis, o Festival Ação Adolescente, voltado para jovens de 15 a 17 anos e os alunos da Escola Integrada José Maria dos Mares Guia. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 adolescentes, sendo apresentados diversos trabalhos feitos pelos beneficiários PROJOVEM no ano de 2013. 

O PROJOVEM atua com a inclusão social de jovens, possibilitando e estimulando a conclusão da escolaridade básica e oferecendo atividades complementares com o foco na preparação destes jovens para o mercado de trabalho. 

O evento contou com a apresentação de músicas e fotografias produzidas pelos alunos das oficinas de 2013, sob os cuidados do oficineiro Hebert Almeida. Durante o festival foram promovidos debates com os temas “Anabolizantes: o que você precisa saber”, apresentado pelo técnico de saúde, Charles Oliveira, da Academia da Cidade e o tema “Sexualidade na adolescência”, feito pela equipe do Núcleo de Apoia a Saúde e da Família do centro de Saúde Heliópolis. 

Durante o debate os adolescentes puderam falar sobre suas dúvidas a cerca do uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis e os riscos no uso de anabolizantes. 

A coordenadora do CRAS VILA Biquinhas, Ana Cristina da Silva, falou da importância da participação dos jovens “O momento foi muito propício para mostrar aos jovens do território, as atividades que são desenvolvidas pelo ProJovem, incentivando a participação deles” ressaltou. 

Além das palestras houve, também, a apresentação da cultura Hip Hop “Ritmos e poesia” pelo educador social Wilson Gomes e um espaço de foto cabine interativa, para registrar as fotos de forma lúdica e descontraída pelos jovens presentes. 

Nilo Ernesto um dos participantes do PROJOVEM falou da importância do PROJOVEM em sua vida “Quando eu entrei no PROJOVEM eu era um moleque, agora estou saindo daqui com o pensamento de um homem. Aprendi muita aqui, estou levando comigo dois princípios que aprendi, o respeito e a educação.” 

De acordo com Nilo, muitas pessoas não acreditavam em seu potencial, mas foi através da insistência de Érica Silva, sua professora, que ele descobrir seu talento. Com o sonho de estudar música, Nilo pretende terminar os estudos, trabalhar para ajudar a sua família e futuramente realizar seu sonho. 

De acordo com Érica, atualmente Nilo canta na igreja, e pretende lançar um cd até o final do ano com todas as músicas cantadas nos cultos. 

De acordo com a coordenadora Ana Cristina da Silva ver o depoimento de um jovem sobre o quanto o Programa contribuiu para seu desenvolvimento e o quanto foi importante participar, mostra a importância do PROJOVEM e que ele alcançou o objetivo proposto pelo programa: “ Garantir a segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e a participação dos jovens”. 


Para outras informações fale com a Coordenação Municipal do ProJovem de Belo Horizonte, Avenida Antônio Carlos, 821 , Estação da Juventude Mercado Popular da Lagoinha – Bairro São Cristovão. 

Tel: (31) 3277-8869 / 3277-6055 / E-mail: projovem@pbh.gov.br










FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Regional Norte é palco de Workshop sobre cultura Hip Hop

O mês de fevereiro começou com novidades na região Norte de Belo Horizonte, no sábado, dia 01, aconteceu no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, Avenida Risoleta Neves, 247- Via 240, Novo Aarão Reis, o Workshop sobre Cultura Hip Hop e suas subculturas. O evento reuniu cerca de 30 jovens, de Belo Horizonte e da cidade de Pedro Leopoldo, sendo debatido o contexto histórico, cultural, social e atual do Hip Hop, dos Dj, Mc’s, Rappers , da dança Breaking e do Graffiti Writers, além da mostra de cada modalidades.

O Hip Hop, surgido nós Estados Unidos em 1973 foi o tema de abertura do Workshop que deu ênfase a história da cultura Hip Hop. Em seguida foram iniciadas as apresentações com cada uma das modalidades propostas, o primeiro tema apresentado foi a dança Breaking, a palestra foi ministrada por Fabrício Costa e Bruno TwoRun Oliveira, que falaram sobre o surgimento da dança, seus fundadores, nomenclaturas especificas da dança, técnicas, indumentárias, estilos, sua prática e como o Breaking chegou ao Brasil, especificamente em Belo Horizonte em 1983.

Logo foi a vez do Graffiti Writers ministrada por Harllen Polidorio e Reynaldo Reyone Ribeiro, que falaram do surgimento do graffite desde suas primeiras manifestações. Sendo bordado também, as dificuldades encontradas pelos jovens em realizar seus trabalhos pela cidade, o material, o mercado, a relação do respeito à cidade, aos direitos e deveres como cidadão, e suas diferentes formas de manifestação cultural.

Já a palestra sobre MC’s foi ministrada pelo mestre de cerimônia do Duelo de Mc´s, Thiago Monge, pelo Mc do Duelo de MC’s, Pedro PDR Vallentin, e um dos participantes e bicampeão do Duelo Nacional de MC’s, Douglas Din. Durante a apresentação foi abordado do surgimento do Mc, a diferença do Mc para o Rapper, as técnicas, seu desenvolvimento no Brasil.

Reynaldo Reyone Ribeiro, um dos organizadores do evento, falou do poder da música “O discurso de um Mc, quando tem o microfone na mão, é a mobilização e informação transformada em música” afirmou Reynaldo.

Para finalizar o evento foi a vez dos Dj’s, sendo a apresentação um mix entre prática e palestra, ministrado por Guilherme Guimyts Amintas, campeão da primeira Batalha de Dj realizado em Belo Horizonte, e Fernando Matos, foram abordados temas como o surgimento do Dj em Nova York e no Brasil, as diferentes formas de tecnologias disponíveis e técnicas mais utilizadas.


Guilherme Guimyts contou aos participantes um pouco de sua trajetória como Dj, como é feita a preparação para participação em eventos, mostrando quais as técnicas utilizadas em um campeonato, além de falar sobre suas experiências. Já Fernando Matos ressaltou que embora haja novas ferramentas que podem facilitar o trabalho do Dj, nada substitui o vinil.

Andrea Souza Lima, Técnica de Cultura do Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, falou sobre a importância do evento “O intercâmbio de cultura Hip Hop que aconteceu aqui no EBHC/CRAS Novo Aarão Reis foi muito importante na medida que deu mais força para a manifestação de aspectos desse movimento tais como a dança e o graffite, ambos muito presentes em nosso território. Vários grupos de Breaking da região já se apresentaram no Projeto 5ª Cultural, sempre atraindo um público grande de jovens que vão, de maneira gradual, se apropriando desse espaço” afirmou.

Ainda, de acordo com Andrea, o EBHC/CRAS Novo Aarão Reis pretende trabalhar com o Hip Hop durante todo ano de 2014, abordando o Breacking, MC, DJ e Graffite. No mês de maio está previsto um Workshop que terá a participação de convidados de destaque no cenário Hip Hop, que ministraram oficinas.

Saiba mais:

Cultura Hip Hop e suas manifestações artísticas iniciou nos anos 70 e se espalhou pelo mundo, se tornando conhecida por meio do Breaking, dança que ficou mundialmente conhecida na década de 80 devido aos filmes "Breakdance" título original ou "Beat Street - A Loucura do Ritmo” título usado no Brasil.

Além da dança os filmes também retrataram um pouco do Graffiti Writing, que conhecemos no Brasil como Graffite, é a técnica de estilizar a escrita - tendo como estilos clássicos a tagname, o throw up, o wildstyle e o 3D - somando a alguns desenhos, esta técnica é utilizada tradicionalmente em pinturas em muros, metros, dentre outros locais. Sendo usando a tinta spray como instrumento, no exterior a técnica é conhecida também como Aerosol Art.

O Mc, conhecido como Mcing é a arte de se expressar através das rimas - carregadas pelo "sotaque" característico da região do Bronx que nasce da mistura peculiar de várias etnias - feitas sobre uma base instrumental seca que é criada tradicionalmente pelo Dj, utilizando uma técnica chamada "Merry go round", que é o nome dado ao brinquedo infantil conhecido no Brasil por Carrossel.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conferência Municipal de Política Urbana reúne mais de 800 pessoas na Regional Norte



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Regional Norte, promoveu na última quinta-feira (6) , a plenária da Conferência Municipal de Políticas Urbanas do Setor Popular 03, Etapa I e II - Regional Norte. Reunindo mais de 800 pessoas entre lideranças comunitárias, moradores, servidores da Regional, dentre outros membros da sociedade.

A atividade aconteceu no pátio da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo) sendo conduzida pelo Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, juntamente com o Secretário Adjunto, Sérgio Miranda, e do Adjunto da Gestão Compartilhada, Pier Senesi.

A Conferência Municipal de Políticas Urbanas é organizada pelo Conselho Municipal de Política Urbana e pelas Secretarias Municipais Adjuntas de Gestão Compartilhada e de Planejamento Urbano. Tendo como um de seus objetivos avaliar a condução e os impactos da implementação das normas contidas no plano diretor e na legislação de parcelamento, ocupação e uso do solo, além de sugerir alterações das diretrizes a serem aprovadas por lei.

Na Regional Norte, 41 chapas disputaram as nove vagas para delegado titular e delegado suplente na Conferência. Para Isaltino de Oliveira Castro, delegado titular eleito com 79 votos membro da chapa três, juntamente do delegado suplente José Maria, seu objetivo é trabalhar para melhorar cada vez mais a cidade “Vamos buscar melhorias para toda cidade, não só para a região Norte. Queremos o ordenamento urbano, transformar ocupações desordenadas em espaços públicos de área verde, lazer, cidadania e cultura” afirmou Isaltino.

A conferência é composta por quatro etapas: Plenárias setoriais de eleição dos delegados e suplentes, capacitação dos delegados, discussões em grupos para elaboração de propostas e plenária final para aprovação.

As próximas Conferências de Políticas Urbanas Setoriais acontecem nas regionais Barreiro (rua Flávio Lisboa, 345, 1° andar, Barreiro), na terça-feira, dia 11,Nordeste (CAC São Paulo - rua Aiuruoca, 501, bairro São Paulo) na quarta-feira, dia 12, e na regional Oeste (Escola Municipal Hugo Werneck (rua Oscar Trompowsky, 1.372, Grajaú) na quinta-feira, dia 13.


Galeria de Imagens: http://migre.me/hNKRu


Fonte : Gerência Regional de Comunicação Social Norte - GERCOM-N

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Alunos da EJA iniciam as aulas na sede da Regional Norte


Saber ler e escrever pode parecer muito simples, mas, para os estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) este aprendizado é um novo desafio.

Na última terça-feira (4), o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, juntamente do gerente de Educação Jerry Adriani, e do gerente de Manutenção, Rosemar Cossenzo Géa, participaram da abertura do programa EJA com a 1ª turma de 2014 da sede da Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo).

Na ocasião o Secretário Regional Elson Alípio Júnior, destacou a importância da educação no desenvolvimento humano “O acesso à educação mudou a história, da minha família e vai mudar a de vocês também. Vocês são um exemplo de transformação, e aqui mostram para sua geração que são capazes. Aproveitem a oportunidade de construir e parabéns pela iniciativa de voltar a estudar” disse em sua fala aos alunos.

As aulas do Programa EJA, na Secretaria Regional Norte, são ministradas pela professora Leica Rodrigues Dias, e acontecem de segunda a quinta-feira de 17h ás 20h, no pátio anexo a gerência de Manutenção, na sede da Regional Norte.


Para concluírem o ensino fundamental, os alunos devem cursar uma carga horária mínima de 240h/aula, sendo ministradas aulas de português, matemática, história, geografia e em breve informática.

Para a estudante da EJA e Auxiliar de Serviços Gerais, Elaine Cristina Nascimento, o programa é uma ótima oportunidade para quem parou de estudar “Fiquei parada mais de 10 anos e agora quero formar e fazer um curso técnico de auxiliar de enfermagem” resaltou Elaine.

Na região Norte, até o momento, são cerca de 1.200 alunos matriculados no Programa EJA, sendo 19 turmas das quais 13 funcionam em Escolas Municipais e seis turmas externas.



Educação de Jovens e Adultos – EJA 

O programa é destinado ao estudante que não concluiu o ensino fundamental com idade acima de 15 anos, quem não concluiu esse nível de ensino pode matricular-se na Educação de Jovens e Adultos em várias escolas municipais nas nove Regionais de Belo Horizonte. Algumas escolas também oferecem o atendimento da EJA em turmas que funcionam outros espaços da comunidade.
 


Acompanhe as unidades do Programa EJA na Regional Norte:


                                                               Clique para ampliar

Interessados em participar da EJA, podem obter informações no 3277-7384.


 Galeria de Imagens: http://migre.me/hK97F


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Diversão toma conta do Projeto Escola de Férias da Regional Norte




O Período de férias ganha uma nova cara na região Norte de Belo Horizonte, a Escola Francisco Magalhães Gomes (Rua dos Mamoeiros, bairro Vila Clóris) ofereceu, no período dos dias 20 a 24 de Janeiro, uma serie de atividades para os alunos com projeto Escola nas Férias. 

Durante a Colônia de Férias, como é conhecida entre a comunidade escolar, foram oferecidas diversas brincadeiras como futebol, taekwondo, pinturas, ping pong, vídeo game, sala de informática, dama e xadrez, além de outros jogos pedagógicos com direito ao café da manhã, almoço e o café da tarde. As crianças também fizeram visitas ao clube e ao zoológico. O encerramento das atividades na Escola foi marcado com a apresentação do MC Tiito Dancy, que levantou os adolescentes ao som do funk. 

Todas as atividades foram desenvolvidas e acompanhadas por monitores capacitados para tornar esses dias momento de alegria e lazer, o que gerou um conforto para os pais que não conseguem conciliar a folga no trabalho com as férias dos filhos. 

De acordo com o diretor da escola, Manoel Pantuzzo, a finalidade da Colônia de Férias foi proporcionar uma maior interação entre os alunos, diretoria e principalmente com a escola “A ideia é fazer com que os alunos se interessem pelas atividades escolares e vejam a escola com um olhar mais amigo” afirmou o diretor. 

Manuel destacou também que o objetivo da escola é ensinar as matérias aos alunos, ensinando o necessário para uma boa formação do ensino fundamental ao médio, mas pode-se ir mais além. Relembrou que na Colônia de 2013, a diversão não foi somente para os alunos, mas também para toda a equipe envolvida “Ano passado pintamos todas as janelas da escola com guache, os meninos pequenos colocavam as mãos nas janelas que ficava com tais formatos, já as crianças maiores faziam desenhos” relembrou o diretor. Segundo a direção da Escola cerca de 1340 pessoas participaram do projeto na Escola Francisco Magalhães Gomes. 

Já na Escola Municipal Herbert José de Souza (Av. Hum, nº 320 no bairro Novo Aarão Reis), foram oferecidos torneios de ping pong, totó e xadrez, oficinas de pintura facial, esporte, exibição de filmes, brinquedos infláveis, excursões a museus, shopping e cinema, além da degustação de alimentos saborosos e saudáveis, tendo como sobremesa algodão doce, pipoca, picolé e muito mais.  

A atividade da Escola Herbert José de Souza, contou com uma participação média diária de 200 crianças da comunidade. De acordo com a vice-diretora da Escola, Chrisley Soares Felix, objetivo das atividades foi reforçar o elo com a comunidade, fazendo com que os alunos se apropriassem do espaço da escola e o percebem como significativo e importante para seu desenvolvimento.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)