quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Moradores do bairro Novo Tupi recebem ação para organizar o descarte do lixo domiciliar


Para atender a solicitação dos moradores do bairro Novo Tupi, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Regional Norte, instalou na ultima terça-feira, dia 27, dois cestos coletores de lixo domiciliar na rua B, próxima ao conjunto CBTU. A obra foi executada pela Gerência de Limpeza Urbana (GERU-N) em parceria com a Gerência de Manutenção Norte (GERMA-N) e tem o objetivo de proporcionar à comunidade local uma forma de organizar o descarte do lixo nos dias em que há a coleta, evitando que os resíduos se espalhem no logradouro e gerem transtornos à população. A medida, ainda facilita o serviço de recolhimento. 

De acordo com o gerente adjunto de limpeza urbana da Regional Norte, Flávio Camilo, o local era utilizado como deposito irregular de resíduos. “As pessoas traziam o lixo e jogavam neste ponto sem respeitar os dias corretos de coleta. Logo que fomos comunicados desta situação, por meio de reclamações de outros moradores, decidimos fazer a intervenção”, disse.
No local além da instalação dos cestos coletores houve ainda, a implantação de um passeio no local, feito pela GERMA-N. “Assim que observamos que tínhamos que colocar as lixeiras, consultamos sobre o que seria necessário fazer e fomos orientados a construir um passeio. Agora, com as lixeiras no local, esperamos resolver esta questão, com a ajuda da comunidade se conscientizando sobre a importância de se jogar o lixo nas lixeiras, no local correto de descarte”, afirmou. 

Para a construção do passeio, a GERMA-N concentrou uma equipe, formada por um encarregado, um pedreiro e quatro serventes, durante três dias de obra. O processo inicial foi à retirada dos resíduos do local, em seguida fizeram a terraplanagem do terreno e, por fim, a construção do passeio. 

Na ocasião, a equipe de mobilização da SLU realizou uma ação na rua B e adjacências. O trabalho aconteceu de porta em porta e com abordagem de motoristas e pedestres que passavam pelo local. Além da distribuição de folhetos, os mobilizadores deram informação sobre o horário em que ocorre a coleta do lixo e alertaram os moradores em relação aos materiais que devem ser separados para reciclagem e como devem ser embalados os resíduos cortantes.

De acordo com a mobilizadora do departamento de politicas sociais e mobilização da SLU, Nessília Dias, os moradores foram instruídos a colocarem os resíduos nos horários e dias certos de coleta, evitando que o passeio fique com mau cheiro e atraia animais. “Todos foram orientados que cada um deve fazer a sua parte. Estamos colocando as lixeiras e, ao mesmo tempo, esclarecendo as dúvidas dos moradores. Vale ressaltar, que o nosso alerta está direcionado a evitar as possíveis doenças que o acúmulo do lixo pode ocasionar e tornar o ambiente propício para os roedores”, explicou.

Segundo o morador do bairro Novo Tupi, José Gonçalves, a mobilização foi fundamental no processo de instalação dos coletores. “Espero que as pessoas se conscientizem e depositem o seu lixo nas lixeiras a partir de agora. Os moradores devem compreender que o correto é colocar o lixo no lugar certo, afinal, não devemos ser egoístas e pensar só na gente, mas no bem de todos”, afirmou. 

Além do meu cheiro, sujeira e da proliferação de roedores o descarte irregular de lixo traz inúmeros danos à cidade, como enchentes e inundações. Pensando nisso a Regional Norte tem realizado um conjunto de ações preventivas e pontuais contra essa prática, que envolvem a ampliação de oferta de lixeiras e cestos coletores, limpeza de córregos, desobstrução de manilhas e bocas de lobo, ações de fiscalização entre outras.
     
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Planejamento Participativo Regionalizado - Território N4


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Servidoras e funcionárias da Regional Norte recebem vestiário


No mês em que se comemora o dia do servidor público, a Regional Norte por meio da Gerência de Manutenção (GERMA-N), entregou às trabalhadoras da secretaria o vestiário feminino. A construção do espaço teve o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de trabalho das servidoras públicas e terceirizadas e, ao mesmo tempo, proporcionar bem estar e conforto. 

A construção do vestiário é uma solicitação antiga e foi realizada em dois meses pela equipe da Gerência de Manutenção (GERMA-N), desde o projeto à execução. O novo ambiente, que antes era usado como depósito do GERAR Regional, foi totalmente adaptado e agora conta com dois chuveiros, dois sanitários, uma bancada e um lavabo sendo sua área total de 14m² . 

De acordo com o gerente regional de Manutenção, Rosemar Cossenzo Géa, o serviço foi executado em etapas conforme a disponibilidade técnica e de material. “Levamos dois meses para realizar o projeto e a execução. Conforme a disponibilidade de recursos. Fizemos algumas adaptações, reciclamos materiais e, felizmente, conseguimos concluir esta obra que é tão importante para as servidoras”, disse. 

O vestiário é destinado a todas as servidoras da Regional Norte, entretanto foi especialmente pensado para as funcionárias terceirizadas que trabalham com serviços gerais. A técnica de edificações da Gerência de Manutenção Norte, Elisabeth Alves de Carvalho Pires, também parabenizou a iniciativa. “O vestiário é para todas as funcionarias da Regional Norte, mas, fizemos pensando especialmente para as nossas colaboradoras que trabalham cuidando do espaço físico da Regional, elas merecem esse conforto”, afirmou. 

Durante a Entrega das chaves do vestiário, Rosemar afirmou com satisfação que o êxito da construção foi devido ao envolvimento de toda a equipe da GERMA norte. “Foi com o envolvimento de várias pessoas que conseguimos elaborar este projeto e colocar em prática o nosso sonho de fazer este vestiário, afinal, precisamos cuidar das pessoas que cuidam da gente e é isso que as funcionárias dos serviços gerais fazem”, ressaltou. 

Para a auxiliar de serviços gerais da Regional Norte, Sônia Maria dos Santos o vestiário irá trazer mais conforto para as funcionárias. Ela ainda agradece a iniciativa. “Gostaria de agradecer todas as pessoas que estão envolvidas na construção do vestiário. Gostamos demais do nosso espaço, tomamos nosso banhozinho gostoso e vamos embora para casa fresquinhas, é uma maravilha”, destacou. 

Na ocasião o Secretário Adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da valorização dos servidores por meio de ações que visam a melhoria do ambiente de trabalho e entregou juntamente com o gerente de manutenção da regional a chave do vestiário a uma das funcionárias terceirizada da secretaria.  Além do vestiário feminino os funcionários da Regional Norte contam com dois vestiários masculinos. 

Valorização 

Casa de Zoonoses. 
A construção do vestiário é mais uma das obras que a Regional Norte tem realizado visando a melhoria da qualidade de trabalho dos seus colaboradores. Em 2014 a sede da secretaria recebeu a readequação do Espaço Verde, com a criação de um refeitório e um local destinado a realização de reuniões e atividades ao ar livre. Já em 2015 a regional renovou a pintura da demarcação das vagas do estacionamento a reforma do muro e troca do portão de acesso ao pátio da SLU, Fiscalização e GERMA garantindo mais segurança e agilidade aos funcionários da portaria e vigias noturnos. 

A reforma da Casa de Zoonoses, também foi uma das obras realizadas neste ano, com o intuito de atender a demanda de duas das cinco equipes de agentes de combate a endemias (ACE) ativas da Regional Norte. A casa localizada à rua Henrique Tam, 441, bairro São Bernardo, serve como ponto de apoio para 18 agentes que atuam no controle da leishmaniose visceral.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Servidores da Regional Norte se preparam para o período chuvoso


Aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, a reunião do Comitê Regional de Controle e Combate a Dengue e Chikungunya e do Grupo Estratégico de Áreas de Risco, o GEAR Regional. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Gerência de Manutenção da Regional Norte- GERMA-N (Rua Pastor Muryllo cassete, n° 85, São Bernardo). 

A intenção do grupo é preparar os profissionais para o enfrentamento de possíveis enchentes ou demais situações que sejam necessárias à atuação emergencial, como destacou o gerente de políticas sociais da Regional Norte, Ademilton Araújo. “Quanto mais pessoas qualificadas disponíveis menos será o tempo para atendermos as demandas que, por ventura, surgirem. Isso é importantíssimo para o salvamento das pessoas, principalmente, as crianças, os idosos e os portadores de alguma limitação evidente”, disse. 

Para o secretário adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, é fundamental o empenho de todo o grupo. “Precisamos ficar atentos, afinal, trata-se de uma questão humanitária e, para nós, este fator é primordial. Sendo assim, iremos fazer de tudo que pudermos e da melhor maneira possível, para que não tenhamos perdas, até mesmo, porque, preservar a vida é uma fundamental e, obviamente, não abrimos mão disso”, afirmou.

Com relação ao enfrentamento do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, foram apresentadas as ações destinadas aos pontos onde há incidência de focos no território. Os gestores discutiram, também, a entrada compulsória dos agentes de combate a endemias nos imóveis que apresentam risco a saúde publica. Além disso, os participantes debateram os casos dos munícipes com sofrimento mental e sugestivo ao quadro de Síndrome Diógenes (acumuladores de lixo) que continuam em pauta no comitê. 

No final da reunião, o secretário aproveitou a oportunidade e apresentou dados da economia de água no município. Segundo Luiz Otávio, Belo Horizonte está sendo destaque neste processo no país, pois, atingiu uma redução no consumo de aproximadamente 35%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em seguida, ele parabenizou a atuação que a Regional Norte teve no trabalho de conscientização das pessoas que tem sido fundamental para que a capital alcançasse este índice. 

A próxima reunião do Comitê Regional de Controle e Combate a Dengue e Chikungunya e do Grupo Estratégico de Áreas de Risco (GEAR), acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29, onde serão encaminhadas novas demandas e deliberadas novas ações.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Famílias da Comunidade Quilombola de Mangueiras recebem gestores sociais da Regional Norte


Com o objetivo de cadastrar as famílias da Comunidade Quilombola de Mangueiras e garantir o acesso à transferência de renda e aos benefícios sócioassistenciais, a Regional Norte por meio do Espaço BH Cidadania/ CRAS Novo Aarão Reis e da Gerência de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, promoveu no inicio do mês de outubro, um encontro com os moradores da comunidade, localizada no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte. 

Durante a atividade foi realizada a apresentação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF às famílias quilombolas e do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Participaram do encontro 20 moradores do Quilombo de Mangueiras. 

De acordo com o coordenador do CRAS Novo Aarão Reis, Ezequiel Pereira Orcine, o cadastro dessas famílias, além de garantir direitos, é fundamental para a criação de indicadores sociais que servem como servem como embasamento para formulação de políticas públicas. “Buscamos com esta atividade incluir as famílias da comunidade quilombola no PAIF, que tem como finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir com a melhoria da qualidade de vida, bem como trabalhar o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo”, disse. 

A gerente de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento, destacou a necessidade de se realizar mais encontros com as famílias que atendem aos critérios do CadÚnico, uma vez que o cadastro é a porta de entrada para os programas sociais e acesso aos benefícios de transferência de renda do Governo Federal. “Apresentar o CadÚnico e realizar os cadastros dentro da comunidade quilombola, observando suas especificidades, demandas e trajetória de luta política, bem como a afirmação identitária e a importância histórica para a cidade e para o país, vem reafirmar a importância dessas famílias como sujeito de direito das políticas públicas. As comunidades tradicionais tem prioridade no cadastro do Cadúnico, ou seja, elas devem atender a renda per capita estabelecida pelo Programa, ter rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos por família”, afirmou. 

O presidente da Associação Quilombola da Comunidade Mangueiras, Maurício Moreira dos Santos, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Regional Norte e destacou a importância da ação para os moradores do quilombo. “Em diversas oportunidades nós estávamos precisando ser assistidos. Na verdade, são muitos serviços que, inclusive, posso categorizá-los como básicos e não chegavam para a nossa comunidade. Esta ação foi é muito importante, pois todas as famílias foram ouvidas e estamos todos muitos satisfeitos, pois as pessoas aqui do quilombo estavam sem esperanças e, a partir agora, a sensação é totalmente positiva. Sabemos que é um processo longo pra adquirirmos várias coisas, mas só de saber que a Regional Norte está preocupada em nos atender, ficamos imensamente agradecidos. Esta mobilização é totalmente produtiva”, pontuou. 

Na ocasião também apresentados, diversos serviços oferecidos pelo EBHC/CRAS pela Equipe Técnica do espaço, tais como atendimento qualificado, encaminhamentos para acesso a benefícios socioassistenciais e orientações sobre direitos de cidadania, oficinas de arte e cultura, dentre elas percussão, teatro, capoeira dança e outras. Para Ezequiel o encontro foi positivo. “Avaliamos esta atividade como positiva no sentido de ampliar a cobertura do CRAS e possibilitar o acesso dessas famílias aos direitos sociais e benefícios de transferência de renda”, avaliou. 

 FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Confira o cardápio dos Restaurantes Populares I, III, IV e Refeitório Popular da Câmara Municipal



Confira os restaurantes populares e os respectivos horários de funcionamento: 

Restaurante Popular I 
Av. do Contorno, 11.484, Centro 
Horário de Funcionamento: 
6:30 às 8 horas - café da manhã 
10:30 às 14 horas - almoço 
17:00 às 19:00 horas - jantar 

Restaurante Popular II (fechado temporariamente para reforma) 
Rua Ceará, 490, Santa Efigênia (região hospitalar) 
Horário de Funcionamento: 
6:30 às 8 horas - café da manhã 
10:30 às 14 horas – almoço 
17:30 às 19:00 horas – jantar 

Restaurante Popular III 
Rua Padre Pedro Pinto, 2277, Estação "BHBus" - Venda Nova. 
Horário de funcionamento: 11 às 14 horas para almoço e marmitex 

Restaurante Popular IV 
Rua Afonso Vaz de Melo, 1001, Barreiro 
Horário de Funcionamento: 
11:00 às 14 horas – almoço 
17:30 às 19:30 horas – jantar 

Refeitório Popular da Câmara Municipal 
Avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia 
Horário de Funcionamento 
06:30 às 8 horas – café da manhã 
11:00 às 14 horas – almoço 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Confira as vagas de emprego oferecidas nos postos municipais do Sine


A Prefeitura de Belo Horizonte oferece nos postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) diversas opções de emprego. Nesta semana, para quem tem experiência, as vagas em destaque são as de ajudante de serralheiro, alinhador de pneus, cabeleireiro, marteleteiro, operador de sonda de percussão e técnico de enfermagem. Para quem não tem experiência, existem vagas para o cargo de operador de telemarketing ativo. Estão disponíveis também vagas exclusivas para portadores de deficiência. Para aqueles que têm experiência, a opção é a vaga de porteiro. Para quem não tem experiência, as opções são as de operador de telemarketing receptivo e operador de vendas (lojas).

Como as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, os interessados deverão comparecer o quanto antes a um dos três postos municipais para se cadastrarem e candidatarem às vagas, apresentando carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, PIS/Pasep/NIT/NIS e o comprovante de endereço. 

Confira os endereços dos postos municipais do Sine:

• Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro, das 8h às 17h.
• Sine BH Resolve: Rua Caetés, 342, Centro, das 8h às 18h.
• Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1.055, Venda Nova, das 8h às 17h.

Para mais informações, a Prefeitura coloca à disposição dos cidadãos o telefone 156 e o site.


Mais informações para a imprensa pelo telefone 3246-0065.


FONTE: BH Notícias/ Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Regional Norte realiza debate em Fórum de Saúde Mental




Com o intuito de trocar experiências e fazer uma reflexão quanto à atuação dos profissionais de saúde mental na região, a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte recebeu nesta última quarta-feira, dia 14, em seu auditório (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), a terceira edição do Fórum de Saúde Mental. A atividade, organizada pela Comissão Distrital de Saúde Mental e Gerência de Atenção à Saúde, contou com a participação de cerca de 100 profissionais envolvidos na área. 

Com o tema “O Conceito de crise e o manejo de situações de urgência na rede pública de saúde”, o encontro teve o objetivo de alinhar e instrumentalizar os profissionais no tratamento adequado dos casos mais complexos de saúde mental. A realização foi direcionada a médicos, enfermeiros, profissionais da saúde mental e demais atores das políticas intersetoriais. 

A gerente de atenção à saúde da Regional Norte, Tatianne Perdigão de Carvalho, abriu o evento e destacou a importância do encontro. “O Fórum é o espaço de análise e articulação, onde podemos mostrar as ações e movimentos realizados na rede e, dessa maneira, nos direcionarmos em relação a nossa prática de trabalho da melhor maneira possível”, disse. 

Na ocasião, foi realizado um debate entre os participantes do evento. Já o psicólogo Arthur Oliveiros Rocha, referência técnica da Regional Norte e do Centro de Saúde Etelvina Carneiro, destacou a importância da discussão intersetorial no sentido de melhorar o atendimento desses pacientes. “A discussão tem sido realizada com frequência entre os trabalhadores do setor, além de outras políticas, a fim de nivelar todas as informações direcionadas ao atendimento cada vez mais adequado aos pacientes da região”, destacou. 

Durante o fórum, o psiquiatra do Centro de Referência em Saúde Mental Norte CERSAM-N (Rua Furquim Werneck, 125, bairro Guarani), do Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP), e coordenador da residência integrada de saúde mental da PBH, Polípio de Campos, ministrou uma palestra onde contextualizou a história dos tratamentos psiquiátricos públicos no Brasil e no mundo e destacou as dificuldades na tentativa de reformar o sistema de saúde mental, principalmente, com o intuito de fazer com que os pacientes sejam enxergados como pessoas comuns, vivam com dignidade e que tenham uma expectativa de vida maior. “É lamentável e triste saber que, infelizmente, a expectativa de vida dessas pessoas é aproximadamente 20 anos a menos que as demais e, isso, é muito complicado, afinal, trata-se de um problema do mundo inteiro”, afirmou. 

Conforme a diretora clínica adjunta do Instituto de Psicanálise de Minas Gerais e supervisora da Rede de Saúde Mental da PBH, Lilany Pacheco, que também esteve presente no evento, os resultados do fórum são vistos nos debates em equipe locais. “A contribuição maior deste debate será nas reuniões de equipe; momento este em que serão discutidos os casos que estão sendo atendidos, por isso, é importantíssimo a sua realização”, pontuou. 

O psicólogo Hugo Rangel, referência técnica da Regional Norte e do Centro de Saúde Amélia Rocha de Melo e um dos organizadores do fórum, avaliou o encontro como muito positivo, principalmente, por possibilitar uma abordagem ampla ao tema proposto. “A discussão deste encontro resultou na definição da necessidade de realizarmos um fórum extraordinário no dia dois de dezembro, envolvendo esta mesma temática. Vale lembrar, que o conceito de crise e o manejo de situações de urgência têm sido debatidos desde a inauguração do CERSAM Norte, no início deste ano, entretanto é sempre bom aprofundarmos no tema”, concluiu.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Regional Norte retoma reuniões do GEAR visando período chuvoso


Traças metas, apresentar demandas e resultados, esse é o objetivo do Grupo Estratégico de Áreas de Risco (GEAR) da Regional Norte. O encontro regional aconteceu na quinta-feira, dia 15, na sala de reuniões da Gerência Regional de Manutenção Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo). 

A reunião foi conduzida pelo Secretário Adjunto Luiz Otávio Alves de Carvalho e contou com a participação de demais gerentes da Regional Norte. O encontro que é semanal busca dar continuidade as ações de planejamento estratégico para áreas que apresentam risco de inundação na região Norte. 

Na ocasião os presentes discutiram o aumento das famílias residentes em áreas de risco de inundação e deslizamento, a atualização dos responsáveis pelos Núcleos de Alerta de Chuvas (NAC) e solicitaram a atualização dos contatos dos gerentes da regional para acionamento em caso de desastres. 

Reunião do Comitê de Combate a Dengue volta a ser semanal.
Comitê da Dengue e Chikungunya 

A Regional Norte, também realizou na ultima semana (08) a reunião do Comitê Regional de Controle e Combate a Dengue e Chikungunya. 

O próximo encontro do Comitê de Combate a Dengue e do Grupo Estratégico de Áreas de Risco (GEAR), acontece na próxima quinta-feira, dia 22, agora semanalmente, serão deliberadas novas ações dando sequência ao acompanhamento dos casos.





FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Profissionais de educação da Regional Norte são capacitados para o combate a dengue


Com o intuito de capacitar os profissionais de educação para o combate à dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Zoonoses (GERCZO) e Gerência Regional de Educação (GERED), realizou, na última sexta feira, dia 09, no auditório da Regional Norte (Rua pastor Muryllo Cassete, 85, são Bernardo), uma capacitação para os brigadistas da Brigada Contra a Dengue das Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), creches conveniadas e instituições socioeducativas da região.

A professora da UMEI Jardim Guanabara, Jane Moreira, esteve presente na capacitação e falou sobre a importância de se trabalhar o tema com as crianças. “As crianças se interessam pelo assunto, elas gravam rapidamente as coisas que falamos pra elas e são formadoras de opinião. Então, quanto mais a conversarmos sobre o assunto, mais elas vão difundir essas informações, principalmente as crianças da educação infantil que tem uma facilidade de seguir exemplos”, ressaltou.

A coordenadora da UMEI Xodó Marize, Reneide Quintiliana, também ressaltou a importância da formação das crianças ainda na educação infantil. “Quando você quer passar alguma coisa, algum ensinamento, ensine de pequeno, porque assim a criança leva aquele ensinamento para a vida inteira”, concluiu.

A Regional Norte desenvolveu uma série de ações que visam garantir a efetividade do combate à dengue, como a formação de brigadas contra a dengue. A criação da Brigada Contra a Dengue partiu de uma ideia da Gerência de Zoonoses juntamente com a Gerência Distrital de Saúde Norte. Os brigadistas, servidores da Prefeitura, irão atuar nas Escolas Municipais, nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria Regional Norte, monitorando semanalmente os equipamentos públicos da região e identificando possíveis situações que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue.

Cada equipamento terá brigadistas responsáveis por fiscalizar a área interna e externa do local, identificando se existem possíveis situações favoráveis ao Aedes Aegypti. Durante a vistoria, o brigadista deve preencher um checklist sobre a dengue e enviar para o gestor da unidade para que sejam tomadas as providências, caso seja necessário.

Participaram da atividade cerca de 20 pessoas. Na ocasião também foi realizada uma apresentação cultural do conto “Os sete novelos”, de Kwanzaa, coordenada por Fernanda Sena e Laura Sena.
 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Servidores da Regional Norte participam de café da manhã musical


Reunir os familiares, amigos e até mesmo com os colegas de trabalho, é sempre um momento de comemorar o lado bom da vida, principalmente, quando esse encontro ocorre em um ambiente de harmonia, descontração e em torno de uma mesa farta. É neste sentido, que os servidores da Regional Norte participaram nesta sexta-feira, dia 09, do ‘Café da manhã do Servidor Norte’. O evento deste mês reuniu cerca de 100 servidores na área verde da Regional. 

A atividade tem o objetivo de promover a confraternização e facilitar a interação entre as gerências da secretaria regional. O café coletivo acontece graças à contribuição de cada servidor que trazem pães, bolos, biscoitos, sucos, pães de queijo, entres outros quitutes, para enriquecer o cardápio. 

Além do lanche os funcionários da regional puderam assistir a uma apresentação musical feita pelos servidores da Gerência de Fiscalização (GRFIL-N). A banda intitulada como Jerry Feels Band, abriu o evento dando um verdadeiro show de talento, cantando músicas nacionais e internacionais. 

Na ocasião, o Secretário Adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da realização do encontro. “A coletividade é sensacional, pois, é uma excelente oportunidade de construir bons relacionamentos que refletem positivamente nas relações de trabalho”, disse. 

A expectativa para os próximos encontros é grande, destacou o Secretário da Regional Norte, Elson Alípio Júnior. O regional que faz questão de participar dos encontros, afirmou que é importante valorizar os talentos que a regional tem e dar visibilidade a eles. “Nós temos inúmeros talentos na Regional Norte, por isso, vamos dar destaque a esses servidores nos próximos cafés da manhã, assim como os nossos colegas da GRFIL fizeram brilhantemente hoje”, concluiu. 

O próximo café da manhã da Regional Norte está previsto para o dia 13 de novembro. 


Servidores da Regional norte participam de Café da manhã mensal. 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

[SERVIÇO] Identificação biométrica de eleitores de BH, Contagem e Betim


Eleitores de Belo Horizonte, Contagem e Betim já podem fazer o cadastramento biométrico nas centrais de atendimento do TRE desses municípios. Quem tiver as digitais cadastradas pela Justiça Eleitoral poderá votar de modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016. 

Para fazer a identificação biométrica, o interessado deve comparecer a uma das Centrais de Atendimento ao Eleitor o quanto antes, para evitar as filas que podem se formar. Em caso de dúvidas ou para agendar o atendimento, basta ligar para o Disque-Eleitor: 148. O agendamento pode ser feito também pelo site do TRE: www.tre-mg.jus.br

Para o atendimento, o eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto do qual constem os nomes dos pais e a data de nascimento, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço. No caso de eleitores que estiverem fazendo o título de eleitor pela primeira vez, os do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. 

O procedimento do cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório nesses municípios da Grande BH, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, há uma garantia a mais para a identificação do eleitor.


CENTRAIS DE ATENDIMENTO EM BELO HORIZONTE:
Horário de atendimento: 8h às 17 horas.

Avenida do Contorno, 7.038, Bairro de Lourdes
Avenida Cristiano Machado, 1.704/08, Bairro Cidade Nova
Rua Alcindo Vieira, 67, Barreiro de Baixo
Rua Padre Pedro Pinto, 5.020, Bairro Mantiqueira (Venda Nova)

CENTRAIS DE ATENDIMENTO EM BETIM E CONTAGEM:
Horário de atendimento: 12h às 18 horas.

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 192, Centro - Betim
Avenida João César de Oliveira, 1.434, Bairro Eldorado - Contagem


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

[SERVIÇO] A partir do dia 11 de outubro todos os telefones celulares terão a inclusão do 9 antes do número.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Regional Norte realiza encontro com Beneficiárias do Programa Bolsa Família


A Regional Norte por meio Gerência de Programas de Transferência de Renda e Geração do Trabalho (GERPTR-N) realizou na ultima terça-feira, dia 06, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) o 1º Encontro com as Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família. Participaram do evento cerca de 30 mulheres, que puderam esclarecer dúvidas sobre o programa Bolsa Família e conhecer o Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

O encontro é o primeiro de três, que irão discutir junto às Beneficiárias do Programa Bolsa Família a importância do programa, bem como do cumprimento de suas condicionalidades, de forma a garantir o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, evitar as situações de vulnerabilidade e favorecer o desenvolvimento da autonomia das famílias beneficiárias.

Segundo a Gerente de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento, o planejamento do projeto ‘Encontro com as Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família’ partiu do interesse em compreender a realidade das mulheres e de que forma o benefício impacta no processo de autonomia e empoderamento delas. “Neste primeiro encontro, já se percebeu a riqueza das falas e histórias de vida. Cada uma com sua particularidade e a facilidade de interação entre elas. Nestes próximos encontros serão tratados temas relacionados às políticas de saúde e educação”, disse. 

O próximo encontro acontecerá no dia 11 de novembro, no auditório da Regional Norte, com o tema Condicionalidades da Educação.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Moradores da região Norte escolhem os Conselheiros Tutelares para o mandato 2016/2019

E.M Sebastiana Novais recebeu grande movimento. 
Cerca de 100 profissionais da Regional Norte, trabalharam neste domingo, dia 4, nas Eleições para Conselheiro Tutelar. Mais de 3 mil pessoas votaram e elegeram os cinco membros, que vão acompanhar as crianças e os adolescentes da região norte e deliberarem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. 

Os candidatos passaram por quatro fases eliminatórias, que incluía análise de currículo, prova teórica, análise de uma banca examinadora (dividida em teste prático de informática, redação e psicológico), além de um curso preparatório. Durante o período eleitoral 15 candidatos disputaram as cinco vagas na regional.

As atribuições dos conselheiros são atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono, aplicar medidas de proteção, encaminhar famílias com crianças e adolescentes em situação de risco para programas e serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social executados por organizações governamentais e não governamentais, e requisitar atendimento médico e ou psicológico na rede pública. 

Kely e Carol durante a eleição para Conselheiro Tutelar.
Mais de mil eleitores votaram na E.M. Sebastiana Novais.
A moradora do bairro Providência, Kellen Cristina Pereira Costa, que compareceu Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, fez questão de levar a filha Carolina, de 10 anos, para escolher seu conselheiro tutelar. “Eu acho muito importante votar para conselheiro tutelar e acredito que as famílias precisam se conscientizar sobre a importância desse profissional. O conselheiro tutelar é quem vai trabalhar pelo o bem dos filhos, são pessoas com quem nós podemos contar e que irão defender os direitos das nossas crianças, então cabe aos pais ensinar seus filhos isso sobre isso”, disse. 

Para Kellen sua filha teve hoje uma verdadeira aula de cidadania. “Eu trouxe minha filha Carol para mostrar para ela o que é cidadania, mostrar que somos nós cidadãos que escolhemos quem queremos eleger para o conselho tutelar e, principalmente que as crianças e os adolescentes tem direitos e deveres e são os conselheiros que elegemos que irão batalhar para garantir esses direitos”, ressaltou. 

De acordo com a Coordenadora da Eleição do Conselho tutelar Norte, a gerente regional de proteção social básica (GERSOC), Claudia Márcia Costa, o processo eleitoral foi tranquilo, apesar de alguns imprevistos pontuais, que de imediato foram solucionados. “Nós tivemos uma grande participação todos os setores da Regional Norte, assim como da Prodabel, SMED e técnicos do CMDCA, todos trabalhando ativamente no processo e nos dando o suporte necessário, o que contribuiu para a lisura da eleição dos conselheiros tutelares ”, afirmou. 

E.M Tristão da Cunha. 
E.M Acadêmico Vivaldi. 

Claudia também explicou que durante o período de preparação do 8º processo de escolha dos conselheiros tutelares, 95 servidores foram treinados e capacitados para atender e atuar com clareza e competência, os eleitores da regional Norte, o que influenciou positivamente no dia da eleição. “Nós da Comissão Eleitoral Regional e Central agradecemos o empenho de cada servidor que contribuiu para esse importante passo em busca da garantia dos direitos e efetivação de políticas publicas. O aumento da participação das pessoas neste ano refletiu o desejo da sociedade de um país melhor e um futuro melhor, onde os direitos das nossas crianças sejam efetivamente garantidos”, concluiu. 

O secretário adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, que também acompanhou todo o processo de votação, ressaltou a importância do envolvimento dos servidores da regional Norte. “Tudo o que é bem planejado dá certo, e hoje vemos o resultado disso. Tanto eu como o Secretário Elson Junior, apoiamos a equipe e acompanhamos o trabalho de perto, por isso parabenizo a todos os envolvidos tanto da Comissão Eleitoral Regional como da Comissão Central”, disse. 

A Regional Norte contou com quatro postos de votação. As Escolas Municipais Acadêmico Vivaldi, Sebastiana Novais, Tristão da Cunha e Cônsul Antônio Cadar, com uma seção cada. Foram totalizados 3427 votos válidos e outros 7 em branco. 


Equipe de coordenação e apoio em plantão na Regional Norte.
O Conselho Tutelar 

O Conselho Tutelar é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, tendo a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Sua atuação deve se pautar de forma a garantir que a transgressão do direito não aconteça ou que o direito seja restaurado, caso a violação já tenha acontecido.
As ações do Conselho Tutelar devem ter uma preocupação preventiva, aplicando medidas e efetuando encaminhamentos diante da ameaça de violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente. Além disso, suas iniciativas são trabalhadas de forma intersetorial e em conjunto à rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. 

As atribuições dos conselheiros: 

• Atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono;

• Aplicar medidas de proteção;

•Encaminhar famílias com crianças e adolescentes em situação de risco para programas e serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social executados por organizações governamentais e não governamentais; 

• Requisitar atendimento médico e ou psicológico na rede pública.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).